Get Down With The Philly Sound

Bitsmag

philly-sound.jpg

Nova compilação de Dimitri From Paris remonta ao nascimento da disco na Filadélfia – ouça o mixtape com trechos do lançamento

philly-sound.jpg

Nova compilação de Dimitri From Paris remonta ao nascimento da disco na Filadélfia – ouça o mixtape com trechos do lançamento

Dimitri From Paris, o DJ francês que é sinônimo de house music, agora tenta angariar para si a alcunha de embaixador da disco da Filadélfia. A nova compilação do DJ e produtor, Get Down With The Philly Sound, é a primeira a documentar o nascimento da disco music na Filadélfia e o trabalho de músicos envolvidos em inúmeros sucessos originários da cena musical dessa cidade americana onde a gravadora Philladelphia International fez história. Hits de gente como Harold Melvin & The Blue Notes, Teddy Pendergrass, The Trammps e o The Jackson 5 fazem parte do CD duplo cujos remixes já estão nos cases de DJs como Ashley Beedle, que esteve no Brasil em maio.

Get Down With The Philly Sound sai pelo selo BBE Records este mês. Este tributo aos criadores da disco music vem em forma de um CD duplo e vários lançamentos em vinyl com os remixes de Dimitri From Paris. O lançamento prevê ainda remixes de Francois Kevorkian, John Morales e Tom Moulton.

A seleção de Dimitri no CD nº1 mostra a evolução do groove da disco com faixas originais de Harold Melvin & The Blue Notes, Jackson 5 e Teddy Pendergrass, considerado a versão da Philladelphia International para Marvin Gaye, artista da Motown. Pendergrass, que faleceu recentemente, foi o primeiro artista negro a lançar cinco álbuns de platina consecutivos nos Estados Unidos. É a primeira vez que os fundadores da gravadora Philadelphia International Records permitem que se tenha acesso às gravações originais de clássicos como The Love I Lost e Bad Luck.

O CD nº 2 traz remixes de Dimitri para as faixas originais. Para o lançamento de Get Down With The Philly Sound Dimitri From Paris produziu um vídeo de 20 minutos com entrevistas e um apanhado do que foi a cena musical da Filadéfia nos anos 70. A cidade é tida como berço da disco music. Os produtores Gamble e Huff, fundadores da gravadora Philadelphia International Records, criaram um som que evoluiu de arranjos da soul music do final dos anos 60, para um estilo que definiu a disco music. A antológica The Love I Lost, de Harold Melvin & The Blue Notes, gravada no estúdio Sigma Sound em 1973, pode ser considerada a faixa que estourou a disco no mundo e se tornou padrão do estilo.

O engenheiro de som Joe Tarsia foi o fundador do estúdio Sigma Sound em 1968 e foi ali que praticamente todos os hits das gravadoras Philadelphia International, Salsoul, Philly World, Gold Mind e Atlantic foram produzidos, mantendo assim as características primordiais do som da Filadélfia. Na época era um dos únicos estúdios dos Estados Unidos a oferecer gravação em 24 canais. O Sigma Sound era tão conceituado que estrelas da música na época o escolhiam para gravar seus discos. Foi ali que David Bowie gravou Young Americans, por exemplo.

Em 1975 a gravadora Philadelphia International e os estilos musicais oriundos da cidade, Philadelphia soul e disco, estavam eclipsando o som da Motown que imperou nos anos 60 e na primeira metade dos anos 70. Gamble e Huff se tornaram os produtores mais procurados da época com cerca de 200 gravações que chegaram a patamares de vendagem de ouro e platina.

Get Down With The Philly Sound é um lançamento absolutamente necessário e extremamente importante que traz aos novos ouvintes da disco music um pouco da história do gênero que define a dance music moderna e toda a música de pista pós anos 70. Todo DJ e produtor desde então foi influenciado de alguma forma pelo som da Filadélfia. 

Ouça um mixtape de Dimitri From Paris com pequenos trechos de seus remixes do som primordial da disco da Filadélfia.

 

 

{mp3}Dimitri_From_Paris-35_mn_of_Philly_Sound_PROMO{/mp3}

 

 

CD1. Faixas originais

01. Harold Melvin & Blue Notes – The Love I Lost
02. The Jackson’s – Living Together

03. Teddy Pendergrass – You Can’t Hide From Yourself
04. Carl Bean – I Was Born This Way
05. John Davis – Night & Day
06. The Trammps – The Night The Lights Went Out

07. Teddy Pendergrass – The More I Get The More I Want
08. TJM – I Don’t Need No Music

09. Charles Mann – Do It Again

10. Eddie Kendricks – He’s a Friend
11. Harold Melvin & Blue Notes – Tell The World How I Feel About ‘Cha Baby

12. Harold Melvin & Blue Notes – Bad Luck (Pt. 1 & 2)

13. Philly Devotions – Hurt So Bad

14. The Girls (Brown Sugar) – I’m Going Through Changes

CD2. Remixes e re-edições de Dimitri From Paris
01. Harold Melvin & Blue Notes – The Love I Lost (DFP remix)
02. The Jackson’s – Living Together (DFP edit)

03. The Trammps – The Night The Lights Went Out (DFP edit)
04. Teddy Pendergrass – You Can’t Hide From Yourself (DFP remix)
05. Teddy Pendergrass – The More I Get The More I Want (DFP remix)

06. Eddie Kendricks – He’s a Friend (DFP remix) 8mn
07. Harold Melvin & Blue Notes – Tell The World How I Feel About ‘Cha (DFP edit)
08. Harold Melvin & Blue Notes – Bad Luck (Pt. 1 & 2) (DFP edit)
09. Philly Devotions – Hurt So Bad (DFP remix)
 

 

Bitsmag