Cães eruditos

Bitsmag

music-for-dogs-sydney.jpg

Music for Dogs: Laurie Anderson cria ópera para cachorros

laurie-anderson-and-lou-reed.jpg

music-for-dogs-sydney.jpg

Na Sydney Opera House, na Austrália, performática norte americana se apresenta para uma platéia de caninos

Music for Dogs: este é o nome do novo trabalho de Laurie Anderson, a artista performática que é pioneira na música eletrônica e ficou conhecida nos anos 80 com trabalhos absorvidos pela música pop como o EP O Superman ou o álbum Home of the Brave, entre outros. Laurie Anderson apresentou pela primeira vez a ópera na parte externa da Sydney Opera House, na Austrália,  e o concerto foi amplamente apreciado por seres humanos e seus melhores amigos, os cães, para os quais foi composto o concerto.

Laurie e seu marido, o lendário roqueiro Lou Reed, foram curadores do festival Vivid Live, criado e produzido pela Sydney Opera House com programação de teatro, música e artes visuais e apresentando visões diversas do estilo de vida americano, celebrando inovação. O concerto de 20 minutos foi criado especialmente para o nível de audição dos cachorros, que podem ouvir frequências muito maiores que os seres humanos.

Laurie teve como musa sua própria cachorrinha, Lollabelle, e a idéia de fazer um concerto só para cães surgiu de uma conversa com o violoncelista Yo-Yo Ma. Entre os sons escolhidos por Laurie Anderson para seu concerto para cachorros estão os agudíssimos sons de uma baleia, o que levou muitos cães na platéia ao frenezi e outros a demonstrarem desconforto. A artista, tal qual qualquer rock star em um grande show, interagiu com sua platéia de cães, conclamando-os a se manifestarem: “ Beautiful work, dogs”.

O concerto foi originariamente criado como uma performance audível apenas pelos sensíveis ouvidos caninos, mas Laurie Anderson depois mudou o conceito, tornando-o também um entretenimento para os humanos, tutores da população canina. A performática artista, que completou 63 anos no dia do show, 5 de junho, declarou à imprensa que a platéia de seu concerto Music for Dogs foi uma das mais bem comportadas para as quais ela já se apresentou.

{youtube}T5Ku0HL9ToA{/youtube}

Bitsmag