Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc

Bitsmag

serge-gainsbourg.jpg

Após mais de 120 mil visitas em Paris, São Paulo recebe exposição em homenagem a Serge Gainsbourg

 

serge-gainsbourg.jpg

Após mais de 120 mil visitas em Paris, São Paulo recebe exposição em homenagem a Serge Gainsbourg

Após o sucesso de público em Paris chega a São Paulo a exposição Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc, que fica em cartaz até 7 de setembro no SESC da Avenida Paulista.

São 24 instalações visuais, fotografias, vídeos, reproduções de documentos e testemunhos de artistas que viveram ao lado de Serge Gainsbourg (1928-1991) e que colaboraram com sua obra. Na exposição o público poderá visitar um labirinto de sons e imagens para conhecer a versátil obra do artista. A mostra exibe as obras de Gainsbourg e reflete sobre suas influências.

A exposição, que tem curadoria de Frédéric Sanchez, divide a obra de Serge Gainsbourg em quatro períodos. O Período Azul (1958-1964) é a fase inicial da carreira artística, focada na pintura. A fase Os Ídolos (1965-1969) mostra a influência dos ídolos pop da música inglesa. Em seguida vem a fase A Decadência (1969-1979), que corresponde ao período após o impacto da canção Je t’Aime Mois Non Plus, escrita para sua mulher, a atriz Jane Birkin, com quem ele teve sua filha, a atriz Charlotte Gainsbourg. A última fase é a  que começa em 1979, Ecce Homo. Nos anos 80 Serge Gainsbourg embarcou na miscigenação de culturas e se inspirou na cultura rastafari, após conhecer Bob Marley.

Esta homenagem a Serge Gainsbourg é uma iniciativa do Musée de la Musique, com apoio do l’INA (Institut National de l´Audiovisuel Français). Na França, quando esteve em cartaz no Cité de la Musique em Paris, em outubro de 2008, a mostra recebeu mais de 120 mil visitas.

Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc
SESC Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119 (próximo à estação metrô Brigadeiro)
Abertura: 04 de junho, 21h
Visitação: de 05 de junho a 07 de setembro
Horário: terça a sexta, das 13h às 22h  – sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Térreo e 4º andar – Grátis

Site oficial do Ano Da França no Brasil

Bitsmag