Luz, C?mera, M?sica!: Cineastas compositores

Bitsmag

winterschlafer-tom-tykwer.jpg

CCBB promove mostra com trilhas compostas por cineastas

winterschlafer-tom-tykwer.jpg

CCBB promove mostra com trilhas compostas por cineastas

por: divulgação 

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a primeira edição da Luz, Câmera, Música!: Cineastas compositores, no Rio de Janeiro (de 5 a 17 de agosto), em Brasília (de 19 a 31 de agosto) e São Paulo (de 20 a 31 de agosto de 2008). O evento reúne 14 filmes de diretores que compõem suas próprias trilhas sonoras. A Mostra passeia por diferentes estilos cinematográficos e musicais, do drama ao suspense, do punk à música clássica.

Serão exibidas obras de sete cineastas de diferentes nacionalidades: o bósnio Emir Kusturica, vencedor de duas Palmas de Ouro em Cannes por A Vida é um Milagre e Underground – Mentiras de Guerra; Hal Hartley, ganhador do prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cannes por Simples Desejo; o espanhol Alejandro Amenábar, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Mar Adentro; o alemão Tom Tykwer, diretor de Corra, Lola, Corra; o inglês Mike Figgis, do premiado Despedida em Las Vegas; o argelino Tony Gatlif, ganhador da Palma de Ouro de Melhor Diretor por Exílios; e o brasileiro Carlos Reichenbach, diretor de filmes como Garotas do ABC.

Alguns desses cineastas mantêm forte relação com o meio musical. Emir Kusturica é guitarrista da banda cigano-punk The No Smoking Orchestra. Seu som inspirou a trilha de A Vida é um Milagre e levou Emir a realizar um documentário sobre o grupo, chamado Memórias em Super 8, ambos presentes na Mostra; Alejandro Amenábar é compositor de trilhas orquestrais dramáticas e de suspense, tanto em seus filmes quanto em obras de outros diretores. Serão exibidos seu longa de estréia Morte ao Vivo e o mais recente Mar Adentro; Mike Figgs já integrou a banda de R&B The Gas Board e compôs a trilha de quase todos os seus filmes, que são geralmente embalados por jazz e blues, como Justiça Cega e Timecode, incluídos na Mostra.

Há diretores no projeto que assumem outras funções, além de direção e trilha sonora. É o caso de Tom Tykwer, que elabora seu filme em três momentos distintos: roteiro, direção e música. “Inverno Quente” e “Perfume”, que fazem parte da Mostra, são exemplos dessa tripla atividade criativa. Já o brasileiro Carlos Reichenbach, também fotografa e assina os roteiros de suas obras, como “Extremos do prazer” e “Alma Corsária”, que poderão ser vistos no CCBB.

No cinema de Tony Gatlif é a música cigana que ganha destaque. Tony ganhou dois prêmios Cesar de melhor trilha sonora, com os filmes presentes na Mostra: Estrangeiro Louco e Vengo. Já Hal Hartley é adepto da música minimalista. No início de sua carreira usava o pseudônimo Ned Rifle para assinar a trilha sonora, e os filmes selecionados para este projeto são representantes desse período: Simples Desejo e Flerte.

O curador da mostra Fábio Yamaji é professor de Linguagem Experimental de Animação no curso de pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia; Stop Motion, na graduação da Universidade Anhembi-Morumbi e animação, no IED – Instituto Europeo di Design, em São Paulo. Como diretor, já assinou mais de 20 curtas-metragens. Teve diversos trabalhos premiados como o curta ORIGANIMA, de 2007, que foi escolhido Melhor Filme na Competição do 15º Festival Internacional de Animação ANIMA MUNDI, e também foi indicado ao prêmio World Short Film Award 2008.

FILMES DA PROGRAMAÇÃO

Alejandro Amenábar:
Morte Ao Vivo (Tesis, Espanha, 1996) 125 min
Mar Adentro (Mar Adentro, Espanha/França/Itália , 2004) 125 min

Carlos Reichenbach:
Extremos do Prazer (Extremos do Prazer, Brasil, 1984) 92 min
Alma Corsária (Alma Corsária, Brasil, 1993) 112 min

Emir Kusturica:
Memórias Em Super-8 (Super-8 Stories, Alemanha / Itália, 2001) 90 min
A Vida é um Milagre (Zivot je Cudo, Sérvia & Montenegro / França, 2004) 155 min

Hal Hartley:
Simples Desejo (Henry Fool, EUA, 1997) 137 min
Flerte (Flirt, EUA / Alemanha / Japão, 1995)  85 min

Mike Figgis:
Justiça Cega (Internal Affairs, EUA, 1990) 115 min
Timecode (Timecode, EUA, 2000) 97 min

Tom Tykwer:
Inverno Quente (Winterschläfer, Alemanha, 1997) 122 min
Perfume (Perfume: The Story of a Murderer, Alemanha/ França/ Espanha, 2006) 147 min

Tony Gatlif:
O Estrangeiro Louco (Gadjo Dilo, Romênia / França, 1997) 102 min
Vengo (Vengo, França / Espanha / Alemanha / Japão, 2000) 90 min

MOSTRA LUZ, CÂMERA, MÚSICA!: CINEASTAS COMPOSITORES

De 5 a 17 de agosto de 2008
Cinema do Centro Cultural Banco do Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia, válida para estudantes, professores, correntistas do Banco do Brasil, maiores de 65 anos)

Bitsmag