Israel exporta id?ias de TV para Estados Unidos

Bitsmag

emterapia.gif

Seriado da HBO Em Terapia foi baseado em programa israelense

treatment_betipul.gif

Seriado da HBO Em Terapia é "remake" de seriado israelense  

(Na foto os posters da série americana e israelense)

O seriado Em Terapia da HBO, que é sucesso nos Estados Unidos e já é também um sucesso no Brasil, foi baseado num seriado israelense chamado Betipul. O programa foi um dos mais bem sucedidos já produzidos em Israel. Poucas são as diferenças nos personagens dos dois programas. Uma dessas diferenças é que o piloto, que no seriado da HBO é atormentado pela culpa por ter bombardeado civis na guerra do Iraque, no seriado israelense bombardeou civis na Faixa de Gaza. 

O produtor israelense Hagai Levi, um veterano de telenovelas, criou o seriado de formato original. Todos os dias um novo episódio mostra o terapueta e seu paciente em uma sessão de psicanálise. São quatro pacientes diferentes de segunda a quinta e na semana seguinte se vê o desenrolar de cada sessão, sempre no mesmo horário. Na sexta ele próprio se analisa com sua antiga terapeuta e amiga.

O ator irlandês Gabriel Byrne é o psicanalista na versão americana. Na versão israelense o ator escolhido foi Assi Dayan, filho do general Moseh Dayan. Na versão israelense, ao contrário do que se possa imaginar, não se fala em problemas políticos do Oriente Médio, o que tornou o programa mais universal e ajudou a venda da produção para os americanos.

Veja abaixo vinheta de abertura de Betipul

{youtube}xpWJYKbPAGU{/youtube}

Bitsmag