Cinema Verite

Bitsmag

cinema-verite.jpg

Cinema Verité: Filme da HBO conta a história do primeiro reality show produzido no mundo

an-american-family.jpgcinema-verite.jpg

Filme da HBO conta a história do primeiro reality show produzido no mundo

Qual teria sido o primeiro reality show da história? Não foram Os Osbornes, muito menos o Big Brother holandês, nem tampouco a série americana Survivors. Estilo que vem se firmando na TV mundial nos últimos dez anos, o primeiro reality show foi An American Family, da TV educativa e estatal americana PBS. A série de 12 episódios foi ao ar em 1973 com material gravado durante sete meses, em 1971, acompanhando a família Loud, de Santa Barbara, California.

O filme Cinema Verite, produzido pela HBO e que está na programação do canal aqui no Brasil em junho, conta os bastidores da gravação de An American Family, a saga da família Loud e como a intromissão das câmeras em suas vidas pessoais interferiu em sua trajetória. Tim Robbins e Diane Lane são William e Patricia, o casal chefe da família que teve cinco filhos: Lance, Kevin, Grant, Delilah e Michele. O documentário, inspirado no cinema de arte mais incensado dos anos 60, mostrava as desavenças do casal em entreveros que levaram ao divórcio e a brutal mudança de costumes no início dos anos 70. Antes de An American Family, seriado que foi visto por cerca de 10 milhões de norte-americanos, a família norte-americana era mostrada em seu conceito mais tradicional, em shows como A Brady Bunch. A série da PBS causou bastante conrtrovérsia, inclusive porque mostrou abertamente o comportamento gay do filho mais velho da família Loud, Lance.

Lance Loud se tornou um ícone do movimento gay norte-americano. Carismático, Lance era adorador de Andy Warhol e foi a primeira pessoa que se mostrou abertamente homossexual na TV. Tornando-se uma celebridade da noite para o dia, Lance foi vocalista de uma banda de rock e, posteriormente, foi colunista de várias revistas como Interview, American Film, Details e The Advocate, esta última voltada para a comunidade gay. A fama instantânea lhe rendeu bastante sucesso e oportunidades, mas também teve seu lado sombrio. Ele acusava a TV de ter acabado com sua família que sentiu bastante as consequências de ter seu dia a dia exposto para milhares de pessoas.

Alan e Susan Raymond, os realizadores de An American Family, se tornaram amigos da família e, posteriormente, em 1983, lançaram um novo programa, An American Family Revisited, com imagens que foram gravadas durante os anos subsequentes à exibição do primeiro seriado.

Um terceiro programa foi produzido e exibido em 2003, data que marcou os trinta anos da exibição de An American Family. Este terceiro programa foi também uma homenagem a Lance Loud, morto em 2001 vítima de hepatite C e AIDS. Meses antes de sua morte, Lance pediu a Alan e Susan Raymond que filmassem o episódio final da saga dos Loud e essas imagens foram condensadas no último programa, Lance Loud! A Death In An American Family. A família na verdade não estava muito interessada em voltar à TV, mas o fizeram para conceder esse último pedido a Lance.

Em Cinema Verite, além de Tim Robbins e Diane Lane, James Gandolfini, de Os Sopranos, faz o produtor da série, Craig Gilbert e Patrick Fugit, de Quase Famosos, faz Alan Raymond, diretor e câmera do seriado An American Family. O filme acaba de ser exibido na HBO dos Estados Unidos e será exibido no Brasil pela primeira vez dia 19 de junho, no canal HBO, com várias reapresentações.

 

Bitsmag