Campeonato de Cosplay no Rio

Bitsmag

cosplayer.gif

Centro cultural carioca sedia evento de anime e mangá

cosplayer.gif

Cosplay não é uma novidade. Quem viu o filme Procura-se Amy, de Kevin Smith, com Ben Affleck e Jason Lee, pôde ter uma idéia do que é essa atividade, onde fãs de quadrinhos, filmes ou animação se reúnem em convenções vestidos como seus personagens favoritos. Tem quem seja fanático pelos personagens de Guerra nas Estrelas, ou quem chegue a escrever ficção baseada no seriado Jornada nas Estrelas, conhecida como fan fiction.

Mas a avassaladora onda dos mangás e animes japoneses tornou famosa mundialmente esta atividade, que só recebeu o termo cosplay há alguns anos. São várias convenções por ano em várias cidades do mundo e com campeonatos para escolher o melhor Cosplayer. Em São Paulo a coisa é bem profissional, com concorrentes vestindo fantasias caríssimas. Muitos se opõem a esse caráter profissional do cosplay, que é na verdade uma diversão dos fãs.

No Rio no último fim de semana o festival Anime Mangá levou ao centro cultural Oi Futuro no Flamengo uma multidão de adolescentes apaixonados pelos personagens japoneses das histórias trágicas de Naruto, Sailor Moon e cia. No concurso de Cosplay, onde são avaliadas a caracterização dos personagens e a interpretação, teve até quem interpretasse uma figura que não tem nada a ver com anime ou mangá, o Chaves da infame série de TV mexicana. Mas os que levam a sério a competição investiram muita força na peruca, apesar de que nem muita fé no make up.

A ganhadora do concurso fez a personagem Sailor Moon. Além do troféu ela ganhou uma passagem para concorrer no próximo campeonato brasileiro que acontece em São Paulo em julho. Nesse campeonato será escolhido um concorrente que irá para o Japão, para a maior competição do mundo de Cosplay.

Veja as fotos:
(clique na imagem abaixo para abrir a galeria de fotos)

{gallery}cosplay_galeria{/gallery}

Bitsmag