Bill Nichols faz palestras no Brasil

Bitsmag

bill-nichols.jpg
Festival Cultura Inglesa traz o documentarista Bill Nichols para duas palestras em São Paulo

bill-nichols.jpg

Festival Cultura Inglesa traz o documentarista Bill Nichols para duas palestras em São Paulo

por: divulgação

Como encerramento das atividades de formação profissional em documentário com Chirstina Burnett, o 13º Cultura Inglesa Festival promoverá duas palestras gratuitas com Bill Nichols, autoridade internacionalmente conhecida no campo do documentário e do filme etnográfico, professor de cinema na San Francisco State University, onde também dirige o programa de pós-graduação em Estudos Cinematográficos. Nichols tem publicado trabalhos sobre uma gama variada de assuntos, da cibernética à cultura visual e o novo cinema iraniano.  Sua antologia Movies and Methods (1976) ajudou a definir a nova disciplina de estudos cinematográficos. É também autor dos livros Representing Reality e Blurred Boundaries (ambos publicados pela Indiana University Press) e organizador de Maya Deren and the American Avant-Garde.

Sua obra mais importante, o livro Introdução ao documentário, é famoso por ser o primeiro livro a proporcionar uma introdução abrangente aos conceitos e questões que caracterizam a produção de documentários. Introdução ao Documentário oferece uma visão geral única de tópicos importantes da história e da análise de obras documentais. Pensado para estudantes de todas as áreas que utilizam dados visuais e estratégias persuasivas do direito à antropologia e da história ao jornalismo, esse livro explica detalhadamente as características distintivas do documentário. A obra, publicada em 2005 no Brasil pela Papirus Editora, não está organizada como uma história do gênero, embora seus exemplos abarquem um século de cinema. Em vez disso, dá respostas sugestivas a questões básicas que têm estado no centro de todos os debates sobre o documentário, desde os primórdios até hoje.

Cada capítulo trata de questões diferentes, que vão de “como começou o cinema documentário?”, “Por que as questões éticas são fundamentais para o cinema documentário?”. O último capítulo trata de como escrever sobre o documentário de maneira clara e convincente. Bill Nichols reflete sobre a definição do domínio do documentário a partir de três caminhos: o da comunidade de realizadores (que envolve também uma esfera institucional), do corpus textual (concernindo aspectos da linguagem e construção audiovisual) e da constituição dos espectadores (que diz respeito ao saber social compartilhado que influencia na experiência da audiência).

Bill Nichols ministrará duas palestras durante o 13o Cultura Inglesa Festival, dias 12 e 13 de maio às 20h30, nas quais abordará e conversará com o público brasileiro sobre os aspectos de sua teoria e de sua obra como ferramenta para a análise de filmes documentais.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 15 de abril a 08 de maio pelo telefone (11) 3095-4466. Vagas limitadas.

Palestras com Bill Nichols

Sala Cultura Inglesa do CBB – Duke of York Auditorium (Rua Ferreira de Araújo, 741-Pinheiros)

Palestra 1: terça-feira 12/05, das 20h30 às 22h30 – "Os Documentários Aprendem a Falar"

Palestra 2: quarta-feira 13/05, das 20h30 às 22h30 – "A Reconstituição no Documentário: Recriando o Passado"

Bitsmag