Andy Warhol Screen Tests em DVD

Bitsmag

nico.gif

DVD traz ao público filmes realizados por Andy Warhol com Nico, Lou Reed, Dennis Hopper e Edie Sedgewick

nico-warhol.jpg

Lançamento traz ao público retratos de Nico, Lou Reed, Dennis Hopper e Edie Sedgewick

A distribuidora de DVD americana Plexifilm e o The Andy Warhol Museum vão lançar em janeiro de 2009 o DVD 13 Most Beautiful… Songs For Andy Warhol’s Screen Tests. O DVD traz treze filmes do artista, incluindo retratos de Nico, Lou Reed, Edie Sedgewick e Dennis Hopper, entre outras figuras antológicas que passaram pelo estúdio Factory de Warhol em N.York, nos anos 60.

A edição do DVD tem uma embalagem super especial em formato de capa de disco de vinyl. O pacote traz ainda um poster e um folder. Uma edição limitada de cem vai conter fotografias de cada um dos treze retratados.

Entre 1964 e 1966 Andy Warhol filmou cerca de quinhentos Screen Tests. Os testes de câmera são belos e reveladores retratos de centenas de indivíduos, dos famosos aos anônimos, todos frequentadores do Factory, o estúdio de Andy Warhol. Os testes eram filmados com uma câmera de cinema Bolex 16mm, em preto e branco. Os filmetes têm dois minutos e meio e eram exibidos em câmera lenta, o que fazia com que as pequenas obras de arte tivessem um tempo final de quatro minutos.
 
Em 13 Most Beautiful… Songs For Andy Warhol’s Screen Tests os retratados são Paul America, Susan Bottomly, Ann Buchanan, Freddy Herko, Jane Holzer (escovando os dentes), Dennis Hopper, Billy Name, Nico, Richard Rheem, Lou Reed (Coke), Edie Sedgwick, Ingrid Superstar e Mary Woronov.

A trilha é de Dean Wareham e Britta Phillips, Dean & Britta, que já foram da banda Luna.  Dean & Britta fizeram a trilha de A Lula e a Baleia e têm bastante experiência com trilhas sonoras e por isso foram escolhidos para sonorizar os screen tests de Warhol, que não têm som.

13 Most Beautiful… Songs For Andy Warhol’s Screen Tests está sendo apresentado no The Andy Warhol Museum em Pittsburg como uma série de performances multimídia. Em 2009 estas performances vão ser apresentadas em outros centros culturais dos Estados Unidos e do exterior.

Veja o promo do lançamento:

{youtube}EzOtZg_Zrow{/youtube}

Bitsmag