Yves Saint Laurent – Voyages Extraordinaires

Bitsmag

ysl-viagens.jpg

Saiba tudo sobre a exposição de Yves Saint Laurent o CCBB – Rio de Janeiro

ysl-viagens.jpg

A exposição Yves Saint Laurent – Voyages Extraordinaires, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, é uma oportunidade única de conhecer o trabalho de um dos maiores mestres da moda do século XX. São 50 figurinos completos com peças de coleções criadas com inspiração nas viagens de Saint Laurent a países tão exóticos quanto distintos, como Espanha, Marrocos, Rússia, Índia e regiões da África.

A curadoria é da Fundação Pierre Bergé Yves Saint Laurent e os manequins onde estão expostos os figurinos foram projetados pelo próprio designer, morto no ano passado. Além dos figurinos a exposição tem ainda 20 fotos, 30 croquis originais, dois vídeos, uma entrevista e uma montagem do último desfile no Centro Georges Pompidou, em 2002.

Yves Saint Laurent nasceu na Argélia, em 1936. Começou a trabalhar com Christian Dior aos 17 anos e, com a morte do estilista em 1957, assumiu a direção criativa da casa, aos 21 anos.  Após uma desastrada passagem pela guerra da Argélia, convocado pelo exército francês, Yves Saint Laurent sofreu um esgotamento nervoso.

Saint Laurent abriu sua própria grife em 1962 e deixou a Dior. Em 1966 lançou o smoking feminino, numa época de grandes transformações sociais. Esta ficou sendo uma de suas maiores marcas registradas, além do estilo safari e o étnico, que está mais enfatizado na exposição que está em cartaz no Rio de Janeiro.

Yves Saint Laurent foi o primeiro designer de moda vivo a ser honrado com uma exposição de seu trabalho no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque, em 1983. Em 2001, recebeu das mãos do presidente da França, Jacques Chirac, a Legião de Honra (Ordre National de la Légion d’Honneur ), no grau de Comandante. Em 2002 o designer de moda que chegou a criar e produziu mais de 70 coleções de alta costura, anúnciou seu afastamento da indústria. Em 2008 faleceu, vítima de um câncer no cérebro.

{gallery}estilobits/YSL{/gallery}