Yayoi Kusama x Louis Vuitton

louis-vuitton yayoi-kusama

Marc Jacobs resgata mais uma vez o trabalho de uma grande artista pop japonesa

Marc Jacobs e Yayoi Kusama

Marc Jacobs resgata mais uma vez o trabalho de uma grande artista pop japonesa

Você já ouviu falar em Takashi Murakami e talvez esteja familiarizado com o nome de Yoshitomo Nara, dois grandes artistas pop japoneses da atualidade. No entanto a maior artista pop japonesa em atividade hoje é a octogenária Yayoi Kusama, cuja abóbora amarela com bolinhas pretas é uma imagem bem ícone da arte pop do Japão e está em exposição permanente no museu Benesse House, em Naoshima, uma cidade que se parece muito com Inhotim, onde tudo é dedicado à arte contemporânea.

Marc Jacobs, por sua vez, não é novato na arte de resgatar artistas pouco conhecidos e levá-los ao panteão da fama interplanetária e mercadológica. Nos anos 90 ele mostrou ao mundo o trabalho do estlista Stephen Sprouse e lançou seus traços punk em uma estampa que ficou icônica na história da grife Louis Vuitton e uma das bolsas mais falsificadas de todos os tempos. Depois lançou uma edição de produtos Louis Vuitton com os desenhos de Takashi Murakami.

Agora, bem em tempo de pegar o burburinho da estreia em julho da retrospectiva de Yayoi Kusama no Whitney Museum de N.York, vinda de Londres, onde ficou por meses na Tate Modern, Jacobs lança uma linha exclusiva da Vuitton com criação em parceria com a artista japonesa.

Yayoi Kusama conheceu Marc Jacobs há seis anos, quando lhe deu de presente uma bolsa Vuitton Ellipse customizada por ela. O encontro rendeu a coleção vindoura e no centro do estilo estão as bolinhas, motivo que permeia toda a obra de Yayoi Kusama, em estampas que aparecem em acessórios, um modelo de capa, pijamas (a coqueluche da estação), bolsas, sapatos, blusas, saias e, claro, as bolsas.

Veja abaixo a coleção completa e a bolsa Vuitton Ellipse customizada anteriormente por Yayoi Kusama. Mais abaixo tem vídeos de Marc Jacobs contando sobre sua experiência trabalhando com Yayoi e matérias sobre a artista e a retrospectiva que vai para o Whitney:

{gallery}estilobits/vuitton-kusama{/gallery}

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: