Mostra em Londres exibe vida e obra de Isabella Blow

Bitsmag
Isabella Blow

Fundação comandada por Daphne Guiness cuida do legado de uma das maiores produtoras de moda de todos os tempos

Se existe um filme sobre o mundo da moda que ainda precisa ser feito este é o da biografia de Isabella Blow. A produtora de moda e fashionista das fashionistas foi uma das figuras mais interessantes do mundo da moda com suas produções absolutamente extravagantes e cheias de referências, verdadeiras obras de arte. Isabella era performática e a melhor modelo dos chapéus de Philip Treacy.

Infelizmente não existem sequer boatos sobre a produção de um filme sobre sua vida, mas uma bem montada exposição que está em cartaz em Londres celebra a vida extraordinária de Isabella, bem como seu interessantíssimo guarda-roupa. Isabella Blow: Fashion Galore! está em cartaz na Somerset House, espaço que vem sediando a London Fashion Week desde 2009 e palco também de várias mostras como SHOWstudio: Fashion Revolution, colaboração com o fotógrafo Nick Knight, e 20 Years of Dazed and Confused.

Uma verdadeira aristocrata inglesa, a bem nascida Isabella carregava um trauma de infância: seu irmão mais novo se afogou na piscina e ela não conseguiu salvá-lo. Apesar da carreira espetacular e respeitada como uma verdadeira curadora e descobridora de talentos, Isabella sofria de depressão e cometeu suicídio em 2007. Em quase 30 anos de serviços prestados à moda Isabella começou nos anos 80 em N.York como assistente de Anna Wintour na Vogue americana. No final da década voltou para Londres onde trabalhou na Tatler e na Vogue britânica. Em 97 tornou-se a diretora de moda da revista Sunday Times Style, encarte do jornal Sunday Times. Durante sua carreira Isabella descobriu talentos como as modelos Sofie Dahl e Stella Tennant e teve papel primordial nas carreiras de John Galliano e Alexander McQueen, não só como descobridora, mas também como musa inspiradora.

A mostra, que tem curadoria de Alistair O’Neil e Shonagh Marshall foi projetada pelo escritório de arquitetura Carmody Groarke com instalações da cenógrafa Shona Heath. Dividida em temas mostra uma grande parte da coleção de roupas de Isabella Blow, mais de 100 peças de uma das mais importantes coleções de moda britânica do final do século XX e início do XXI e que foi arrematada num leilão por Daphne Guiness que criou a Isabella Blow Foundation para organizar mostras como a Fashion Gallore e outras.

Entre as peças que fazem parte da exposição estão roupas de Hussein Chalayan e Julien Macdonald, além dos grandes amigos Alexander McQueen e Philip Treacy.

Confira aqui imagens preciosas de Isabella Blow no filme de Donald McPherson. Essas imagens foram feitas na casa de Isabella Blow em Waterloo, semanas antes de sua morte.

Bitsmag