Morre a arquiteta Zaha Hadid


Morre a arquiteta Zaha Hadid

Casa Atlântica – Rio de Janeiro

Edifício na Avenida Atlântica está entre os projetos da iraquiana

Morreu esta quinta, 31 de março, em um hospital de Miami, Florida, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid. Primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker, o mais importante de arquitetura, além de vários outros prêmios, Hadid estava internada tratando-se de bronquite e sofreu um ataque cardíaco. 

Além do Pritzker, Zaha Hadid ganhou duas vezes o RIBA (Royal Institute of British Architects Gold Medal) e em 2012 foi condecorada Dama da Ordem do Império Britânico (Dame Commander of the Order of the British Empire – DBE). 

Nascida em Bagdá, Zaha Hadid estudou matemática no Iraque e depois se mudou para o Reino Unido onde construiu sua carreira. 

Grandes museus, parques aquáticos, estádios de esportes, teatros e outras obras espetaculares fazem parte dos projetos de Zaha Hadid, bem como peças de design, sapatos, cenários e até mesmo iates. Curvas sinuosas e perfeitas cenas de sonho são marca registrada do estilo da arquiteta que conseguiu criar uma assinatura inconfundível.

No Brasil, além da sandália Melissa criada por Zaha, ainda está para ser construído seu único projeto na America Latina, a Casa Atlântica, um prédio de apartamentos na Avenida Atlântica, em Copacabana, a ser erguido no terreno onde até 2013 se localizava a única casa da avenida. 

Seu estilo extravagante também não é muito comum nos Estados Unidos mas em breve ficará pronto o condomínio assinado pelo seu escritório na região do Highline, em Manhattan. 

As duas obras que tiraram o sono da arquiteta recentemente são o estádio Al Wakrah no Qatar e o Tóquio National Stadium. Em relação à obra no Qatar, que está sendo construída, a controvérsia fica em torno das mortes de trabalhadores da construção. Há informações que cerca de 1200 trabalhadores imigrantes, oriundos do Nepal e outros países, tenham morrido durante a obra.

No caso do estádio em Tóquio, por conta da reformulação de custos da obra, o projeto de Zaha Hadid, ganhador de concurso, foi cancelado e um novo projeto foi encomendado ao arquiteto japonês Kengo Kuma. 

Conteúdo Relacionado:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments