Marc Jacobs e Louis Vuitton pagam tributo a Stephen Sprouse

Bitsmag

Louis Vuitton faz homenagem a Stephen Sprouse: coleção limitada e website tributo serão lançados em janeiro

sprouse-vuitton3.jpg

Coleção limitada e website tributo serão lançados em janeiro

Uma re-edição da coleção de 2001, super limitada, que mostra a parceria de Marc Jacobs com Stephen Sprouse para a Louis Vuitton, vai ser lançada em janeiro de 2009. Na esteira deste lancamento a revista Harper’s Bazaar americana de janeiro vai mostrar fotos de Marc Jacobs nú, pintado com o graffiti de Sprouse e cobrindo-se apenas com uma bolsa Vuitton. As fotos foram clicadas por Terry Richardson.

O falecido designer Stephen Sprouse fez as roupas mais veneradas pelas estrelas de rock e pelo povo do downtown novaiorquino nos anos 80. A homenagem da Vuitton acontece simultaneamente com a estréia da retrospectiva Rock On Mars que vai acontecer na galeria Deitch Projects de N.York em janeiro. Em fevereiro a editora de livros de arte Rizzoli vai lançar The Stephen Sprouse Book, de Roger Padilha e Maurício Padilha.

Stephen Sprouse morreu em 2004. As peças da Vuitton em sua homenagem chegam às lojas dia 9 de janeiro e continuam o legado da parceria de 2001. Marc Jacobs criou uma nova estampa com dois ítens que se tornaram marca registrada de Sprouse, o graffiti e a rosa. Em tons neon de pink, verde e laranja, sobre o monograma da Louis Vuitton, a estampa está nos modelos de bolsa Keepall, Speedy e Neverfull, bem como em botas, óculos de sol e outros acessórios.

A idéia da parceria de Marc Jacobs e Stephen Sprouse para a Vuitton surgiu quando Jacobs esteve no apartamento da atriz Charlotte Gainsbourg em Paris, que estava para ser alugado. Lá havia um container clássico da Louis Vuitton, com os monogramas, que havia sido pintado em preto pelo pai de Charlotte, o cantor Serge Gainsbourg. Dali surgiu a idéia de grafitar sobre os monogramas e Sprouse seria a pessoa certa para esta tarefa.

A colaboração virou um dos maiores sucessos da Louis Vuitton de todos os tempos, um clássico que é cultuado. Por conta disso a Louis Vuitton vai lançar também um site dia 15 de dezembro próximo – welovesprouse.com – que vai ter entrevistas com entusiastas da moda do designer nos anos 80 como a cantora Debbie Harry, a Blondie e a produtora de moda Patricia Field.

Clique na imagem abaixo para abrir a galeria de fotos:

{gallery}estilobits/sprouse-vuitton{/gallery}

Bitsmag