Adventures on the Silk Road

Bitsmag

bassobrooke.jpg

Basso&Brooke mostra no Design Museum de Londres coleção criada em intercâmbio no Uzbequistão

bassobrooke.jpg

Basso&Brooke mostra no Design Museum de Londres coleção criada em intercâmbio no Uzbequistão

O brasileiro Bruno Basso e o britânico Christopher Brooke são responsáveis por uma das grifes mais interessantes que apareceram no cenário fashion internacional na última década. A Basso&Brooke tem como carro chefe suas estampas digitais hiper coloridas, de temática arrojada e que já foram comparadas às imagens criadas por Emilio Pucci, bem como ao trabalho inicial de John Galliano. Michelle Obama é uma das admiradoras das peças da Basso& Brooke, bem como várias celebridades do circuito do show business internacional.

Está em cartaz agora em Londres, no Design Museum, uma exposição com uma coleção da Basso&Brooke criada a partir de uma iniciativa do British Council. Em 2009 os estilistas foram convidados para uma viagem ao Uzbequistão dentro do programa New Silk Road, uma iniciativa dos departamentos de arquitetura, design e moda do British Council de promover um intercâmbio de artistas do Reino Unido e artesãos de países do centro e do sul da Ásia como o Uzbequistão, Cazaquistão, Irã, Paquistão e Bangladesh. Dessa forma artistas e profissionais britânicos podem pesquisar a forma ancestral que esses artesãos utilizam para confeccionar tecidos, trabalhos manuais, móveis, objetos e arquitetura. É a união da tecnologia e da visão avançada ao artesanato e o folclore tradicional.

Bruno e Christopher passaram dez dias no Uzbequistão, em outubro de 2009, em viagem de pesquisa que coincidiu com a semana de moda local, a Uzbek Fashion Week. Durante a viagem os designers passaram três dias numa fábrica de sedas, a Yodgorlik Silk Mill onde trabalharam com Ruth Greany, designer têxtil do Woven Studio, para confeccionar tecidos preto e branco que foram posteriormente estampados para a coleção que está em exposição agora no Design Museum.

A exposição Basso&Brooke – Adventures on the Silk Road fica em cartaz no Design Museum de Londres até o dia 10 de setembro. Confira o filme de Chloë de Carvalho que acompanhou os designers na viagem ao Uzbequistão.

Bitsmag