Saiba mais sobre o eletrônico experimental da banda Battles

Bitsmag

battles.jpg

The Battles: Banda novaiorquina faz rock eletrônico com experimentações jazzisticas

Battles

O Battles é a versão eletrônica do jazz novaiorquino. Experimental, tanto quanto Bill Frisell ou John Lurie, artistas que fazem música essencialmente acústica, o Battles mostra iniciativa arrojada, até mesmo excêntrica. É uma estética de rock matemático, com apelo pós-rock, mas com a experimentação e a improvisação do jazz.

O novo CD da banda é Mirrored, que acaba de sair pelo selo Warp Records. John Stanier (bateria), Iam Williams (guitarra e teclados/synth), Dave Konopka (guitarra e baixo) e Tyondai Braxton (vocais, guitarra e teclados/synth) formam o Battles que toca no Brasil em novembro. Dia 14 eles participam do festival Eletronika, em Belo Horizonte e no dia 21 de novembro tocam no clube Clash, em São Paulo.

Tanto ecletismo na mistura da banda tem uma razão de ser. Os músicos da banda têm formações as mais diversas: Stainer tocava bateria com as bandas Helmet e Tomahawk, de metal pesado. Já Konopka tocou com o Lynx enquanto Williams gravou três álbuns com Don Caballero. Tyondai Braxton é filho do músico de jazz experimental Anthony Braxton e gravou trabalhos solo.

Ouça a faixa Atlas:
{mp3remote}http://media.spin.com/features/band_of_the_day/audio/2007/06/battles_atlas_hi.mp3{/mp3remote}

Veja o clipe de Tonto:

{youtube}IpGp-22t0lU{/youtube}

Bitsmag