Ron English: Do estúdio para a rua

Bitsmag
Ron English em sua casa em Beacon, N.York - still do documentário "Popping Up"
Ron English em sua casa em Beacon, N.York – still do documentário “Popping Up”

Caixa Cultural Rio recebe primeira mostra do artista na America Latina

Um dos maiores nomes do pop surrealismo e do lowbrow, Ron English estreia no Rio sua primeira exposição na America Latina. De 21 de outubro a 21 de dezembro a Caixa Cultural Rio sedia a mostra Ron English – Do Estúdio para a Rua com 110 obras do artista além de um documentário sobre seu trabalho, POPaganda: The Art and Crimes of Ron English.

Ron English é um dos pioneiros da arte de rua americana seja com graffiti, seja com interferência em outdoors. Na essência ele é um grande crítico da sociedade de consumo e ao mesmo tempo é inspirado por ícones pop incluindo o maior deles, Andy Warhol. E ele cita o movimento pop:

“Antigamente, na época de Jasper Johns e Rauschenberg, eles decoravam vitrines de lojas mas não podiam usar seus nomes artísticos pois isso prejudicaria sua carreira como artistas. Havia tanto preconceito naquela época, preconceito contra os gays, e eles eram gays, preconceito contra a arte comercial. Eles tinham de fingir que não eram gays, tinham de fingir que não faziam arte comercial. Andy Warhol mudou isso tudo. Não se esperava de um artista que ele produzisse bandas de rock, nem que tivesse um estúdio como o Factory e suas festas antológicas. Tudo mudou depois de Warhol, ele ajudou o meio a mudar e se abrir. A arte se abriu para tudo”

Ron English é também um dos artistas da atualidade que desenha toy art. Seu toy American Depress, lançado em 2012 pela Kidrobot, pode ser considerado um dos melhores da história da toy art.

Outra imagem bastante representativa do trabalho de Ron English é o pôster Abraham Obama, lançado durante a primeira campanha de Barack Obama em 2008. O artista fez uma turnê durante a campanha ao lado de outros artistas de rua como Shepard Fairey, David Choe e Sam Flores. English criou uma imagem mixando o rosto de Obama e o de Abraham Lincoln. Essa imagem foi usada nas ruas durante a campanha presidencial em cidades como Boston, São Francisco, Los Angeles, Seattle e Denver e logo se tornou viral no mundo todo pela web e pela imprensa.

Outros ícones da cultura ocidental estão presentes na obra de Ron English como a obra-prima Guernica de Picasso, Bart Simpson, o incrível Hulk e o mais pop de todos, Jesus Cristo.

Para a exposição carioca foi criada uma obra exclusiva, uma borboleta que remete aos valores e belezas do ecossistema do continente. Como em tudo que Ron faz há um duplo sentido: a obra também fala do “efeito borboleta”, fenômeno de grandes proporções ocasionado por pequenas mudanças.

Ron English – Do estúdio para a rua fica em cartaz até 21 de dezembro no Rio e segue para Fortaleza onde fica em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza de 12 de novembro a 18 de janeiro de 2015.

Ron English – Do estúdio para a rua
De 21 de outubro a 21 de dezembro de 2014
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Tel: 21-3980-3815
De terça a domingo das 10h às 21h
Grátis

Popping Up! – 17/10/2014 – trecho com legendas em português from Bitsmag on Vimeo.

Bitsmag