Roman Polanski e o escocês voador

Bitsmag

weekend-of-a-champion-il-pilota-jackie-stewart-in-una-scena-del-documentario-insieme-a-roman-polansk-275240

Documentário mostra cenas do auge da carreira do piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart

WeekendOfAChampion  130522195549-575x386

Documentário mostra cenas do auge da carreira do piloto de Fórmula 1 Jackie Stewart

Jackie Stewart – O Fim de Semana de um Campeão (Weekend of a Champion) é um dos melhores documentários programados para o Festival do Rio 2013. Grandes amigos, o cineasta Roman Polanski e o lendário corredor de Fórmula 1 Jackie Stewart encontraram-se num fim de semana num hotel às vésperas do 29º Grand Prix de Mónaco, em 1971. Polanski, ao lado de Frank Simon, que assina a direção do documentário, conseguiram imagens que só poderiam ser captadas pelas lentes de um amigo bastante íntimo do campeão, então na melhor fase de sua carreira, encerrada em 1973 com seu tri-campeonato e motivada pela morte violenta de seu companheiro de equipe, François Cevert.

Oponente do melhor calibre de nosso Emerson Fittipaldi, quando este conquistou seu primeiro campeonato mundial, em 1972, Jackie Stewart é conhecido como o escocês voador. Fittipaldi, no entanto, aparece no filme somente em uma foto ao lado de Stewart, talvez por ser um rival tão forte na época e o filme ter sido rodado por um amigo íntimo de Jackie Stewart.

O filme tem uma qualidade de imagem tão boa que até parece filmado em alta definição. Além disso mostra inovações de linguagem para a época, como a câmera inserida dentro do carro, produzindo imagens de um ângulo excepcional e o clima de “reality show”, gênero que nem havia sido inventado na época. É aí que temos a confirmação: é um filme do extraordinário Roman Polanski. 

Exibido no festival de Cannes em 1972, Jackie Stewart – O Fim de Semana de um Campeão nunca havia sido lançado em circuito comercial e os negativos estavam guardados até Polanski resolver gravar um epílogo e relançá-lo agora.

Jackie Stewart – O Fim de Semana de um Campeão mostra não só as cenas mais cândidas no quarto de hotel, com brincadeiras entre amigos, como também consegue mostrar as minúcias da preparação do carro e dos pilotos, além de explicações bem detalhadas do próprio Jackie Stewart sobre segurança na pista e funcionamento dos carros de Fórmula 1. Num determinado momento do filme, quando essas explicações começam a se tornar muito técnicas, o documentário ameaça tornar-se maçante, mas logo em seguida volta a mostrar imagens antológicas de um tempo que ficou na história do automobilismo pela audácia dos pilotos, suas vidas de jet-setters fora das pistas e a falta de segurança que matou uma série de grandes azes do automobilismo. Hoje, mesmo sendo os carros ainda mais velozes, não acontecem tantas mortes nas pistas de Fórmula 1, feito devido a pilotos como Jackie Stewart que devotaram suas vidas ao progresso das medidas de segurança no automobilismo.

Filmes e documentários sobre Fórmula 1 parecem ser a bola da vez desde 2010 quando Senna, filme-biografia do piloto brasileiro dirigido pelo britânico Azif Kapadia se tornou o documentário britânico de maior bilheteria de todos os tempos. Além de mostrar a destreza do antológico piloto brasileiro, Senna foca bastante na rivalidade entre Ayrton e o francês Alain Prost.

A rivalidade nas pistas de Fórmula 1 é também o mote de outro sucesso recente das grandes telas. Rush – Duelo de Rivais, de Ron Howard (em cartaz no Brasil), conta a história da rivalidade entre dois grandes campeões da Fórmula 1 nos anos 70, o britânico James Hunt e o austríaco Nikki Lauda.

Jackie Stewart – O Fim de Semana de um Campeão prefere o companheirismo, não só entre o cineasta e o piloto campeão mundial, como também entre Jackie Stewart e François Cevert, seu parceiro de equipe. Os dois eram grandes amigos dentro e fora das pistas e foi em consequência da morte violenta do grande amigo durante os treinos para a corrida de Watkins Glenn, em 1973, que Stewart abandonou as corridas.

A tão comentada amizade entre Jackie e François seria retratada em outro filme sobre Fórmula 1 que vinha sendo desenvolvido por William Pohlad, produtor executivo de O Segredo de Brokeback Mountain. O filme acabou engavetado porque a esposa de Jackie Stewart vetou a produção cujo roteiro insinuava que Helen Stewart teria vivido um caso amoroso com François Cevert.

Jackie Stewart – O Fim de Semana de um Campeão ainda pode ser visto no Festival do Rio 2013. O documentário está agendado para exibição no Cinépolis Lagoon esta quinta, 10 de outubro, às 19 horas.

Confira o trailer: