Robert De Niro estrela curta do artista de rua francês JR

Bitsmag

ellis-deniro-JR_bitsmag_5

Ellis estreou no NY Film Festival este mês e tem roteiro do ganhador do Oscar Eric Roth

O artista-fotógrafo francês JR acaba de lançar um curta no New York Film Festival que acontece este mês. O filme de 14 minutos traz Robert de Niro como um imigrante do início do século 20 internado no hospital da Ellis Island, a ilha que recebia os estrangeiros na época e onde se localiza a Estátua da Liberdade. A porta do novo mundo nem sempre foi momento feliz para os imigrantes e muitos deles não chegaram a sair da ilha. Doentes, acabaram morrendo no hospital Ellis Island Immigrant Hospital.

Com roteiro de Eric Roth, ganhador do Oscar de roteiro por Forrest Gump e indicado ao prêmio várias vezes, Ellis mostra a história de inúmeros imigrantes na ilha que significa a liberdade. Filmado na própria Ellis Island o curta segue De Niro percorrendo as instalações do hospital desativado, acompanhando fantasmas dos imigrantes representados por imagens de JR espalhadas por vários espaços.

Desde a inauguração do hospital Ellis Island Immigrant Hospital estima-se que cerca de 1.2 milhão de pessoas passaram por ali, de onde se vê pelas janelas a Estátua da Liberdade. Os fantasmas desses imigrantes interpretados pelos cartazes de JR foram criados a partir de fotografias de arquivo de pacientes do hospital.

JR é conhecido por suas instalações em espaços públicos e em grandes dimensões. O artista esteve no Brasil algumas vezes e fez instalações no Rio e em São Paulo. É dele o projeto Mulheres São Heroínas do Morro da Providência que ficou conhecido no mundo todo.

https://youtu.be/DKUab3OHMtg

Robert De Niro estrela curta do artista de rua francês JR

Bitsmag