Richard Serra: Desenhos na Casa da Gávea


Bitsmag

2011 Richard Serra photographer Matthew Sumner

IMS do Rio inaugura exposição do renomado artista minimalista americano


A partir desta sexta, 30 de maio, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro recebe a exposição Richard Serra: Desenhos na Casa da Gávea. Um dos artistas mais importantes do pós-guerra, o minimalista Richard Serra é conhecido por suas esculturas de grandes proporções e obras “site-specific” ou “land-art” e os desenhos geralmente são complementares a essas grandes obras. Para a exposição do IMS Serra trás a série Drawings After Circuit, de 1972, criada a partir da escultura Circuit, montada para a mostra Documenta de Kassel. Os desenhos são reflexões sobre seu trabalho na escultura.

Na mostra carioca Richard Serra mais uma vez interfere no espaço expositivo, o IMS, antiga residência do embaixador Walter Moreira Salles, com projeto de Olavo Redig Campos, inaugurada em 1948. Concebendo a mostra especialmente para o belíssimo imóvel, Serra solicitou a remoção de algumas paredes falsas e os desenhos foram escolhidos de acordo com o tamanho da casa. Dessa forma suas obras podem ser apreciadas em perfeita sintonia com a casa e seu jardim, projeto de Roberto Burle Marx.

Além da histórica série de desenhos Drawings After Circuit e da recente série de desenhos Caurtauld Transparencies, apresentada na galeria Caurtauld de Londres em 2013, estarão à disposição do público na biblioteca os cadernos de anotações e esboços de esculturas.

O Instituto Moreira Salles lança durante a exposição o livro Escritos e Entrevistas, 1967-2013, uma compilação de textos de autoria de Richard Serra, na maioria inéditos em português. Em julho o IMS lança o catálogo da mostra com os desenhos e fotos da montagem da exposição.

Richard Serra: desenhos na casa da Gávea
De 30 de maio a 28 de setembro
De terça a domingo, das 11h às 20h
Grátis
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

[wysija_form id=”1″]

Bitsmag