Floração

Bitsmag

Floração - Paulo Von Poser

Paulo Von Poser reflete sobre as flores e a padroeira do Brasil no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Paulo Von Poser - Floração no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Paulo Von Poser reflete sobre as flores e a padroeira do Brasil no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Fica em cartaz até 18 de novembro no Museu de Arte Sacra de São Paulo a exposição Floração, de Paulo Von Poser, conhecido por seus trabalhos com flores e suas reflexões sobre a cidade de São Paulo. A mostra, que teve curadoria de Haron Cohen, exibe 44 obras em suportes variados como desenho, aquarela, objeto e instalação. 

Paulo Von Poser define a temática de Floração: “o corpo e a mente na cidade humanizada, a alma na flor e o espírito na sacralidade geratriz”.  Com grande parte das obras produzidas especialmente para esta exposição, Von Poser ressalta o poder da cor que nesses trabalhos é densa e saturada. A montagem, que prioriza a verticalidade, o interior e a sobreposição, busca a essência da evolução da flor, com sua diversidade, velocidade e intensidade.

A mostra está dividida em três etapas. Em A Flor Pré-Histórica Von Poser apresenta um conjunto de grandes aquarelas que, ao lado da série Vasos e Madonas, forma um extenso mural contínuo onde ele reflete sobre a ancestralidade simbólica e cromática da flor. Em Flor Relíquia a marca registrada do trabalho do artista, a rosa, aparece no relicário em montagens de madeira e ferro.

No dia 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, Paulo Von Poser inaugurou a terceira etapa da mostra Floração, uma homenagem à santa. No Jardim do Claustro do Mosteiro da Luz ele montou a instalação Aparecida, com escultura e objetos. A escultura é a santa com três metros de altura, feita em ferro de construção e serralheria. Oito vasos de buchos e mini rosas, cada um contendo uma escultura do globo terrestre em ferro forjado, apresentam imagens da padroeira do Brasil. Um rosário gigante completa a instalação, montado com contas em porcelana pintadas à mão com o tema Terra.

Paulo von Poser – Floração 

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – Tel.: (11) 3326.5393
De terça a domingo, das 10 às 18h

Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados

{gallery}artes/vonposer-galeria{/gallery}

Bitsmag