O macaroon de Marina Abramovic

O macaroon de Marina Abramovic

Papisa da performance agora tem até doce criado à sua inspiração

Foi o consultor de arte Raphaël Castoriano, dono da empresa Kreëmart, que lançou esta semana na gigante de varejo londrina Harrods um doce inspirado em Marina Abramovic. O projeto Pastry Portraits visa criar trabalhos de artistas consagrados na mídia “acúcar”.

Conceitualmente a empreitada tem tudo a ver com Abramovic, ela própria uma adepta do intangível:

“Meu trabalho na maioria das vezes é imaterial porque a arte da performance é imaterial. É conceitual e limitada pelo tempo. O trabalho da Kreëmart numa mídia comestível e doce é imaterial da mesma forma, porque é consumível. Você come e acabou. O que fica é a memória do que você come”.

Marina Abramovic é a primeira artista nesta nova série da Kreëmart, doceira de luxo parisiense ligada ¡a Ladurée. Em outras linhas de doces “artísticos” a empresa colaborou com artistas como o brasileiro Vik Muniz além de Maurizio Cattelan, Rirkrit Tiravanija e Richard Tuttle, entre outros.

Os macaroons de Marina Abramovic tem cor azul e são estampados com o brazão da família Abramovic, re-descoberto recentemente. É um emblema de guerreiros do século 17. O sabor é forte como a arte de Marina Abramovic e não é todo mundo que vai gostar.

Matérias relacionadas:

Não é a primeira vez que Marina Abramovic trabalha com a Kreëmart. Em 2010 a empresa fez doces inspirados em Abramovic para o jantar de gala da inauguração da retrospectiva da artista no MoMA (veja vídeo abaixo da galeria de fotos).

Somente 250 caixas dos macaroons foram produzidas para a venda especial na Ladurée da Harrods, em Londres. Bom lembrar que acontece na cidade esta semana uma das maiores feiras de arte, a Frieze.

O doce será lançado posteriormente em outras cidades do mundo como Milão, N.York, Miami, Paris, Los Angeles e Tóquio.

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: