No cinema como se estivesse na Disney

Bitsmag

4dx-capa

4DX é tecnologia que simula sensações em projeções de filmes – Brasil já tem duas salas

Cinépolis 4DX

4DX é tecnologia que simula sensações em projeções de filmes – Brasil já tem duas salas

O novíssimo templo de luxo de São Paulo, o Shopping JK, é programa imperdível para quem mora e para quem visita São Paulo. Como todo bom shopping tem boas opções de cultura, alimentação e lazer e a cadeia de cinemas Cinépolis é responsável pelas 8 salas de cinema do complexo, incluindo salas VIP, IMAX e 4DX com tecnologia para simular 20 diferentes sensações durante as projeções de filmes como movimento, cheiro, vento, humidade e efeitos de iluminação.

Resta saber se todas essas sensações são realmente agradáveis durante uma projeção de filme. A verdade é que na luta contra a multiplicidade de canais a cabo, os DVDs e o streaming e download de filmes online a indústria cinematográfica continua buscando novos meios de exibição de filmes cada vez mais espetaculares para salvar as salas de cinema. Após o sucesso estrondoso da versão 3D de Avatar de John Cameron muitos filmes passaram a ser criados com a tecnologia 3D em mente e mesmo diretores autorais como Martin Scorsese passaram a produzir com essa tecnologia, como o ótimo A Invenção de Hugo Cabret.

Com o 3D amplamente difundido a indústria passou a investir em diferentes maneiras de induzir sensações que podem ser simuladas durante uma projeção de cinema, seja por métodos mais tecnológicos ou experiências que já foram feitas há mais de 40 anos como o Smell- O-Vision de 1960 ou o Odorama, usado por John Waters na exibição do filme Polyester de 1981. A experiência de assistir um filme com tecnologia 4D ganha portanto a alternativa de se poder experimentar diferentes odores durante as projeções.

A sala Cinépolis 4DX foi a primeira do Brasil, aberta em junho de 2012. Esta semana foi inaugurada a segunda sala 4DX do país, em Salvador, no Shopping Bela Vista. A sala 4DX baiana é também da cadeia Cinépolis que é representante exclusiva da tecnologia na América Latina e possui ainda oito salas como essa no México.

Bitsmag