Murakami-Ego no Qatar

Bitsmag

Takashi Murakami no Qatar

Pela primeira vez em mostra no Oriente Médio Takashi Murakami monta retrospectiva gigante

murakami-materia

Pela primeira vez em mostra no Oriente Médio, Takashi Murakami monta retrospectiva gigante

Um auto-retrato tridimensional de Takashi Murakami é um dos destaques da grande exposição Murakami-Ego, em cartaz pela primeira vez no Oriente Médio.

Uma iniciativa da Qatar Museums Authority, a mostra que está no Al Riwaq, um espaço ao lado do Museu de Arte Islâmica de Doha, vai além de uma simples retrospectiva do artista aficcionado por animes e mangás.

Logo na entrada os visitantes encontram o próprio artista em forma de um balão inflável gigante com cerca de seis metros de altura. O retrato, ao contrário de seu próprio trabalho, é extremamente realista e lembra um Buda que extende suas mãos num gesto de boas vindas.

Esta grande retrospectiva de seu trabalho alinha-se com as que aconteceram nos últimos anos no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles e no Chateau de Versailles, e é o capítulo final de uma trilogia de exibições internacionais. Nas palavras do próprio Murakami esta mostra é um diálogo com seu próprio ego.

Iniciando com o gigantesco auto-retrato de Murakami (Self Portrait Balloon – 2012), Murakami-Ego apresenta setenta trabalhos do artista, datados de 1997 até hoje. Desesseis desses trabalhos foram feitos especialment para a mostra no Qatar, incluindo sua maior pintura até hoje, 100m Arhat Painting – 2012, que se extende por três lados da galeria principal do espaço.

Um circo serve de cinema onde são apresentados filmes de animação de Murakami, criados especialmente para esta mostra. Coberta com os desenhos de olho, marca registrada do artista, a tenda mostra nitidamente como ele usa a cultura de massa para trabalhar um conteúdo mais denso.

Muitas das esculturas infláveis também estão na mostra, como os balões Kaikai Kiki, que foram mostrados em N.York na para do Dia de Ação de Graças da Macy’s. Em Murakami-Ego está todo o elenco de personagens do universo de Murakami, como Mr.DOB, Kaikai e Kiki e o Oval Buddha, cujas personalidades vão do fôfo ao assustador. Pom&Me é também um personagem auto-biográfico em estilo mangá e tridimensional onde o artista e seu cachorro são reproduzidos em ouro, platina, bronze e fibra de carbono. Outra figura recorrente no trabalho de Murakami, a flor sorridente, também está representada em esculturas e nas cortinas que cobrem a entrada da mostra.

Takashi Murakami é conhecido como “o Andy Warhol japonês”, um rótulo que se explica por seu sucesso fenomenal ao transitar entre as esferas das artes plásticas e do comércio e entre os estilos pop e da sub-cultura (low-brow).

Veja uma entrevista com Takashi Murakami e, mais abaixo, um vídeo mostrando as obras de Murakami-Ego:

Bitsmag