Vide Urbe

Bitsmag

altolapa_penoni_res01.jpg
Mostra de videoarte no Rio exibe projeções sobre espaços urbanos

altolapa_penoni_res01.jpg

Mostra de videoarte no Rio vai exibir projeções sobre espaços urbanos

Na próxima semana estreia no Rio a mostra Vide Urbe. Totamente dedicada à videoarte, a mostra é itinerante e vai acontecer em espaços públicos no Rio de Janeiro. No esquema videomapping, os artistas vão explorar a trama arquitetural da capital carioca e com isso a mostra pretende aproximar os artistas do público.

Eder Santos, o mineiro que é referência mundial da videoarte desde os anos 80, é um dos convidados da curadora Moana Mayall que também escalou para a Vide Urbe Simone Michelin, João Penoni e Chico Jofilsan. A abertura acontece na próxima quinta, 5 de maio, com a obra Dogville, de Eder Santos, que vai ser projetada na fachada art déco do Oi Futuro Ipanema, patrocinador do evento ao lado da Secretaria da Cultura.

Na Lapa, no sábado dia 7 de maio, Chico Jofisan vai projetar Janelas Habitadas sobre um grande edifício garagem na rua das Marrecas, em frente ao Largo dos Arcos. Na segunda, 9 de maio, João Penoni também interfere na Lapa, em uma casa noturna da Travessa Mosqueira, em frente à rua Mem de Sá e pertinho da Sala Cecília Meireles. Por fim na quarta, 11 de maio, Simone Michelin encerra o evento com a obra Fogos de Artifício, projetada no campus da URJ, no Maracanã.

{gallery}artes/videurbe{/gallery}

Vide Urbe

De 5 a 12 de maio das 19h às 24h

Zona Sul, Centro e Zona Norte

Entrada: Grátis

Bitsmag