Max Zorn faz performance no metrô carioca

Bitsmag
Max Zorn expôs na feira Scope durante a semana da Art Basel Miami Beach 2014
Max Zorn expôs na feira Scope durante a semana da Art Basel Miami Beach 2014

Artista holandês “pinta” com fita adesiva

O artista holandês Max Zorn é detentor de uma técnica no mínimo inusitada: ele “desenha” com fita adesiva. Munido de fita, bisturi e uma plataforma de acrílico iluminada, o artista influenciado pelos filmes noir e os quadros de Edward Hopper, cria imagens que parecem pinturas a nanquin.

O artista ficou mundialmente conhecido após publicar no Youtube o vídeo Street Art by Max Zorn Making of Art Tape, em novembro de 2011. Ele está no Rio de Janeiro esta semana e faz performance na estação Carioca do metrô onde vai recriar esta terça a obra Leitura do pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior. A performance acontece das 10h30min às 14h30min.

A redação do Bitsmag conheceu o trabalho de Max Zorn na feira Scope, satélite da Art Basel Miami Beach em dezembro de 2014.

Convidado da 6ª Mostra 3M de Arte Digital, Max Zorn expõe na Fundição Progresso de 9 a 25 de outubro ao lado de grandes nomes da arte digital como o videoartista americano Bill Viola, a conterrânea Martha Rosler, a portuguesa Patricia Reis, a turca Sükran Moral, a alemã Ulrike Rosenbach, a espanhola Cristina Lucas, o israelense Ori Gersht, a dupla italiana Eva e Franco Mattes, os argentinos Nicola Costantino e Marcos Lopez e o mexicano Guillermo Gómez-Peña. Entre os artistas brasileiros estão Vik Muniz, Nelson Leirner, Cao Guimarães, Felipe Cama, Carlos Fadon e Marcelo Coelho.

O tema da mostra este ano é WhatsAppropriation — A arte de Revisitar a Arte. A curadora desta edição é a teórica e pesquisadora Claudia Gianetti que aglutinou diversas obras em cinema, fotografia, videoarte, instalações e arte digital. Os artistas escolhidos fazem sua representação do diálogo com obras de grandes pintores como Delacroix, Botticelli, Edward Hopper, Frans Post, Guignard e outros em salas temáticas divididas da seguinte forma: Imaginário brasileiro, Imaginário feminino, Grandes microrrelatos, Iconografias, Naturezas-mortas, Relatos privados e Performáticos.

A 6ª Mostra 3M de Arte Digital é produzida pela Elo3 e patrocinada pela 3M Brasil. Sucesso de público a exposição aconteceu em São Paulo desde sua primeira edição em 2010. Em 2015, ela ocorre no Rio de Janeiro.

Performance Max Zorn – Criação de obra em tempo real
Terça, dia 6 de outubro, das 10h30min às 14h30min.
METRÔ RIO – Estação: CARIOCA (acesso A)

6ª Mostra 3M de Arte Digital
De 9 a 25 de outubro
De segunda a domingo, das 10h às 18h
Fundição Progresso, Rio de Janeiro
Rua dos Arcos 24, Lapa, Centro
Telefone: 3212-0800
Grátis

Max Zorn faz performance no metrô carioca

https://youtu.be/pXb1ATkmDZ4

Bitsmag