Marley

Bitsmag

bob-marley-002

Documentário conta a história definitiva da maior lenda do reggae

marley-movie-poster

Documentário conta a história definitiva da maior lenda do reggae

A filosofia rastafari, a luta pelos direitos civis dos negros, além da enorme influência da música reggae no cenário pop dos anos 70 e 80 devem sua propagação mundial a uma figura lendária da Jamaica, o cantor Bob Marley. O mito e o homem real são revistos no documentário Marley, dirigido por Kevin MacDonald, que estréia nos Estados Unidos em 20 de abril.

Com a benção da família do cantor, morto em 1981 de câncer no cérebro, o filme foi produzido por Steve Bing, que tem em seu currículo o documentário Shine a Light dos Rolling Stones. Bing queria o diretor desse documentário para dirigir Marley, no entanto Martin Scorsese, apesar de muito interessado, já tinha 19 outras produções agendadas. Jonathan Demme entrou no projeto, mas não ficou e quem acabou realizando a produção de mais de 2 horas de duração foi Kevin MacDonald, diretor de O Último Rei da Escócia e ganhador do Oscar de documentário em 1999 com One Day in September, sobre o sequestro de 11 atletas israelenses na Olimpíada de Munique, em 1972.

Um dos objetivos do diretor era lançar Marley durante este ano de 2012, quando se comemora o 50º aniversário de independência da Jamaica e também os 50 anos da fundação da banda do cantor, The Wailers.

Todo mundo que ainda está vivo e teve um contato próximo a Bob Marley foi chamado para dar entrevista no filme, como Neville Livingston, ou Bunny Wailer, dos The Wailers originais.

Confira abaixo o trailer de Marley:

Bitsmag