Londres celebra conceito da marca-não-marca

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London Design Museum exibe preceitos da japonesa Muji

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London Design Museum exibe preceitos da japonesa Muji

A marca japonesa Muji é a marca que não quer ser marca. Com preço baixo e sem logotipo, a Muji existe desde o início dos anos 80 vendendo produtos úteis de vestuário e para a casa. Lançada no início dos anos 80 no Japão a marca-não-marca tem design minimalista e monocromático com simplicidade e utilidade e a preocupação com reciclagem e economia de energia. Hoje uma força de mercado a Muji tem mais de 460 pontos de venda em todo o mundo,  na Ásia, Europa e América do Norte, empregando cerca de 4 mil trabalhadores com faturação anual por volta dos 2 bilhões de dólares.

O nome Muji é abreviação de Mujirushi (sem marca) Ryohin (produtos de qualidade) e começou como uma linha de produtos do supermercado japonês The Seiyu. Hoje a marca-não-marca é um fenômeno que é sinônimo de produtos baratos com qualidade e design que segue os preceitos da Bauhaus. Por essa razão o London Design Museum acaba de estrear a mostra Product Fitness 80 para exibir o que tem aparecido de melhor nas prateleiras da Muji através dos anos.

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