Maison Martin Margiela – o livro

maisonmargiela.jpg

Livro de Martin Margiela tem contribuições de Jean Paul Gaultier, Vanessa Beecroft e Andree Putman

maisonmargiela.jpg

Editado pela chiquérrima Rizzoli, vem aí o livro Maison Martin Margiela. O recluso designer belga é reverenciado como o sétimo membro dos Seis da Antuérpia (Antwerp Six), grupo que inclui designers de moda de vanguarda como Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Marina Yee. Margiela cria moda de alta qualidade utilizando de elementos como a desconstrução, marca registrada da escola belga. Além disso em seu estilo ele propõe novas proporções, reinventa clássicos e utiliza tecidos não tradicionais.

A introdução do livro é de outro enfant terrible da moda, Jean Paul Gaultier, para quem Margiela trabalhou no início de sua carreira, por três anos.  Outros que contribuem com depoimentos e fotos no livro são a artista Vanessa Beecroft e a designer de interiores Andree Putman, entre outros. Projetado pelo próprio Martin Margiela, o livro traz centenas de imagens de seus arquivos pessoais, muitos nunca vistas antes pelo público, incluindo desfiles, exibições, editoriais etc. É uma visão intimista de uma das mais misteriosas e cultuadas grifes de moda que sempre esteve ligada à arte.

Margiela e seus contemporâneos do grupo Seis da Antuérpia transformaram a moda nos anos 80 e 90 colocando questões sobre a moda tradicional e polêmica em relação a tendências de luxo. O designer em si é conhecido por sua aversão à vida pública. Fotos de Margiela são raras, bem como entrevistas cara a cara ou mesmo por telefone. Alguns jornalistas se sentem sortudos porque conseguiram comunicar-se com ele via fax.

Este livro proporciona uma idéia mais aproximada do processo criativo de um artesão que cria peças movido pela originalidade, a delicadeza e a audácia. Uma obra de arte em si, Maison Martin Margiela vem com marcadores de fita, canetas prateadas, impresso em uma variedade de tipos de papel, além de doze mini livros e uma capa de linho branco.

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments