Festival MIMO reúne no Rio o melhor da música instrumental

Bitsmag
mimo-capa2
SUːM – Coréia do Sul

Espaços históricos cariocas sediam concertos e programação de filmes durante o fim de semana

[wysija_form id=”2″]

A ideia do festival é unir o melhor da música instrumental em espaços históricos brasileiros. Sendo assim Paraty (2 a 4 de outubro), Olinda (7 a 10 de setembro) e agora o Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) sediam o evento MIMO, uma iniciativa de Luiz Calainho e Lu Araújo com apoio do Bradesco e BNDES.

Neste fim de semana no Rio o festival MIMO promove 20 concertos, exibe 23 filmes e realiza 20 atividades educativas, entre workshops e aulas-espetáculo. Tudo isso acontece em espaços históricos cariocas como Parque Lage, Museu da República, Cine Odeon, Igreja da Candelária, Igreja da Penha, Outeiro da Glória, Sala Cecília Meireles, Espaço Guiomar Novaes e Espaço Cultural BNDES. Entre as estrelas do festival estão Bombino, o “Hendrix do Saara”, o bluesman malinês Boubacar Traoré, o luso-angolano Batida, Tom Zé e Alceu Valença.

Na Igreja da Candelária esta sexta, às 18h30min, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, regida pelo maestro Eder Paolozzi, terá como solista o violonista espanhol Daniel Casares. No Parque Lage no sábado a Banda Black Rio é uma das atrações, às 18 horas, ao lado de Tom Zé e o nigeriano Bombino.

O Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro recebe a ala audiovisual do MIMO com 23 filmes de temática musical. Entre os destaques estão Premê-quase Lindo, de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes My Name Is Now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, e documentário inédito The Amazing Nina Simone, do diretor Jeff L. Lieberman, que está no Brasil para as sessões do filme. Confira a programação completa de filmes do MIMO no site oficial.

O festival exibe ainda o inédito Eu sou Carlos Imperial, de Ricardo Calil e Renato Terra, documentário sobre o lendário produtor musical e de pornochanchadas.

O festival promove também workshops com vários dos artistas virtuose que estão no Rio para o evento. Confira a programação completa e inscreva-se no site oficial.

Programação:

[ultimatetables 1 /]

Festival MIMO reúne no Rio o melhor da música instrumental

Bitsmag