Festival do Rio chega à sua 16a edição

Bitsmag

9a

Maior festival de cinema do país traz centenas de filmes, convidados internacionais e promove mercado para produtores de audiovisual

[wysija_form id=”2″]

E vem aí mais uma edição do Festival do Rio, o maior festival de cinema do país. De 24 de setembro a 8 de outubro os cariocas poderão escolher entre 350 filmes de mais de 60 países a serem exibidos em cerca de 30 locais da cidade.

Dentre os locais designados para receber a mostra este ano há uma baixa, o cine Odeon que será reformado. No lugar deste espaço as principais estreias do festival, incluindo a abertura no dia 24, irão acontecer no Cinépolis, na Lagoa.

A 16ª edição abre dia 24 com O Sal da Terra, documentário de Wim Wenders sobre o fotógrafo Sebastião Salgado. Para o encerramento o filme escolhido foi Trash – A Esperança Vem do Lixo, de Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) que deve comparecer à premiere.

Alguns dos mais esperados filmes do ano no Brasil estão na programação do Festival do Rio como Boyhood – Da Infância à Juventude, filme de Richard Linklater que foi filmado durante 12 anos acompanhando o crescimento de um  menino. O filme tem no elenco Ethan Hawke e Patricia Arquette que se juntaram ao elenco todos estes anos durante uma semana para as filmagens. O novo filme de David Cronenberg também está programado. Mapa Para as Estrelas repete a parceria com o jovem galã Robert Pattinson que se junta a Julianne Moore, John Cusack e Mia Wasicowska em uma fábula sobre uma típica família de Hollywood.

A mostra Itinerários Únicos, um sucesso nas últimas edições do Festival do Rio, volta esse ano com uma programação de documentários culturais como Nan Goldin – Lembro do Seu Rosto, de Sabine Lidl; Dior e Eu, de Frédéric Tcheng e Viagens Noturnas com Jim Jarmusch, de Léa Rinaldi.

Confira destaques da programação da 16a edição do Festival do Rio no site oficial.

Veja abaixo alguns trailers de filmes que serão exibidos no Festival do Rio 2014:

Bitsmag