Energia que move o Mundo

Bitsmag

eugenia-ganhadora-lomography.jpg

Estreia no MAM-RJ exposição Lomography na maior "lomowall" da América Latina 

eugenia-ganhadora-lomography.jpg

Estreia no MAM-RJ exposição Lomography na maior "lomowall" da América Latina 

É inegável que a tal da Lomo é uma tendência. Todos os descolados, antenados e, por fim, as indefectíveis blogueiras fashion, estão de posse de sua câmera analógica Lomo e estão se aventurando no indescritível mundo das fotos “vintage”. Uma foto estilo “lomo” é feita em câmera analógica, com filme, sem grandes recursos de luz e com a experimentação como ordem do dia, algo meio estranho de imaginar para quem está totalmente acostumado com as super práticas câmeras digitais.

O fato é que existe uma grande corporação por trás dessa tendência, a austríaca Lomography, com lojas em várias cidades do mundo, incluindo uma no Brasil, que fica no Rio de Janeiro (uhu… não é em São Paulo…). Museus e lojas descoladas vendem as belas câmeras analógicas Lomo nas cidades que ainda não tem sua loja/galeria Lomography, como em Buenos Aires no MALBA, e em São Paulo, na loja Surface to Air.

Em todas as lojas Lomography, como a carioca, que fica em Ipanema, se vendem os modelos de câmeras Lomo, sempre de plástico e inspiradas em câmeras bem rudimentares dos anos 50 e 60, principalmente câmeras que foram muito populares no leste europeu, como a Holga. Para fazer fotografia Lomo não é necessário possuir uma dessas câmeras, se pode simplesmente usar aquelas câmeras que a vovó ainda guarda. Funcionando também como galeria, as lojas Lomography exibem a já popular “Lomowall”, uma parede cobertas de milhares de fotos.

Esta semana estreia uma mega exposição no MAM carioca, no vão livre do museu, com uma Lomowall de mais de 40 mil fotos. Vem a ser a maior Lomowall da América Latina e as fotos incluídas são as que foram enviadas pelos concorrentes do concurso Energia que move o Mundo, uma parceria entre a Lomography e a Petrobras. Nesse concurso, que foi realizado no site internacional da Lomography, com participantes do mundo todo, dois vencedores ganharam uma viagem para o Rio de Janeiro: Eugenia, da Argentina e Danny, de Londres. As fotos vencedoras foram escolhidas num total de cerca de 15 mil fotos inscritas. Outros treze finalistas ganharam equipamentos da Lomography.

Exposição Energia que move o Mundo
De 28 de abril a 15 de maio
Vão livre do MAM – RJ
Av Infante Dom Henrique, 85 – Rio de Janeiro – (0xx)21 2240-4944

Lomography Gallery Store Rio de Janeiro
Aberta de terça a sexta: das 11s às 20h e Sábado de 11hs às 16hs
Rua Visconde de Pirajá, 437. Sobreloja. (21) 2267-2226