Esculturas de Calatrava brotam do solo da Park Avenue

Bitsmag

Santiago Calatrava - Bitsmag

Exposição de arte pública ocupa espaço da maior avenida novaiorquina com obras do arquiteto espanhol

Santiago Calatrava é um nome que que vai ficar bem conhecido aqui no Rio de Janeiro assim que for inaugurado o Museu do Amanhã, no Pier Mauá, prometido para 2016. O arquiteto espanhol é o responsável pelo belo projeto do complexo que é uma das âncoras do projeto Porto Maravilha.

Enquanto não é inaugurado o Museu do Amanhã, uma boa opção para conferir o trabalho de Santiago Calatrava é a exposição de arte pública que está em cartaz agora em N.York. Até meados de novembro sete esculturas de alumínio podem ser apreciadas na parte central da Park Avenue entre as ruas 52 e 55. Estes trabalhos mostram claramente o estilo do arquiteto que se traduz em formas e estruturas abstratas inspiradas na natureza.

O trabalho de Santiago Calatrava continua sobrepujando fronteiras entre artes visuais, arquitetura e engenharia e se extende em diversas mídias que vão da cerâmica ao desenho, passando pela pintura, escultura e arquitetura. Museus de várias partes do mundo já exibiram suas obras como o Metropolitan de N.York, o Hermitage de São Petesburgo e mesmo o Vaticano e o MoMA tem em seu acervo alguns de seus trabalhos.

Entre seus recentes projetos arquitetônicos está o hub de transportes do World Trade Center de N.York.

A exposição de arte pública com esculturas de Calatrava é uma iniciativa da Marlborough Gallery, do NYC Parks e do Fundo para a Park Avenue.

Bitsmag