Elmgreen & Dragset expõem em N.York na Galerie Perrotin

Bitsmag

bitsmag-elmgreen-dragset-perrotin

Dupla de artistas escandinavos volta à cidade com a instalação Past Tomorrow

Esta é uma dica para quem vai a N.York este mês. A Galerie Perrotin está com uma exposição do duo de artistas escandinavos Elmgreen & Dragset. A dupla apresenta uma narrativa sobre o mundo ficcional do personagem Norman Swann. Em Past Tomorrow se pode percorrer o quarto da casa do personagem, um arquiteto outrora rico e agora forçado a viver em um apartamento pequeno.

O quarto tem diversas pistas que levam à narrativa da história do personagem, um arquiteto desiludido e falido, forçado a deixar sua casa no bairro londrino de South Kensington. Vítima da AIDS nos anos 80, o sobrevivente agora lida com as mazelas do envelhecimento e a mudança de sua condição econômica. Através de elementos biográficos espalhados pelo cenário sua vida é esmiuçada mostrando nostalgia, mágoas e arrependimentos.

Past Tomorrow foi inaugurada na quinta, 16 de abril e fica em cartaz na Galerie Perrotin até 23 de maio. A mostra é uma continuação da exposição Tomorrow que aconteceu no museu Victoria and Albert de Londres, em 2013. Em Tomorrow uma seção do museu foi transformada na casa da família de Norman Swann.

A exposição da Perrotin marca a volta de dupla Elmgreen & Dragset a N. York após um hiato de 10 anos e marca também o aniversário de 20 anos de colaboração da dupla. Michael Elmgreen, dinamarquês, nascido em 1961 em Copenhague e Ingar Dragset, norueguês nascido em 1969 em Trondheim trabalham em conjunto desde 1995. Eles eram um casal no início e se mudaram para Berlim em 1997.

O trabalho da dupla explora a relação entre arte, arquitetura e design em narrativas que envolvem questões culturais sérias, sempre relatadas com humor sarcástico e subversivo. Uma das imagens mais conhecidas do trabalho da dupla é a da loja Prada no meio do deserto. Prada Marfa é uma instalação permanente de Elmgreen & Dragset e fica na estrada US Highway 90, perto das cidades de Marfa e Valentine, no estado do Texas.

No museu MALBA em Buenos Aires a mostra Experiencia Infinita está com uma instalação da dupla Elmgreen & Dragset. Entre Otros Eventos, de 2000, envolve uma performance contínua onde dois personagens pintam de branco intermitentemente uma parede de galeria.

Veja abaixo um vídeo sobre a mostra de Elmgreen & Dragset em Londres, em 2013:

Bitsmag