Ellen Page: Atitude sem concessões

Bitsmag

ellen_page.jpg

No momento você deve estar se perguntando quem é Ellen Page que acaba de ser indicada ao Oscar de melhor atriz ao lado de veteranas como Cate Blanchett, Julie Christie e Laura Linney, além da francesa Marion Cotillard? Mais conhecida como a Kitty Pryde do filme X-Men 3, Ellen é a fantástica e ao mesmo tempo assustadora Hayley de Meninamá.com. A atriz canadense é hoje uma das maiores apostas de Holywood e vem arrebatando boas críticas em todos os trabalhos que participa.

De raciocínio assustadoramente rápido, a garota de 21 anos que nasceu em Halifax, no Canadá, não tem absolutamente nada a ver com as garotas de sua idade que têm feito sucesso nas telas e ao mesmo tempo nos tablóides. Pela escolha de seus papéis se vê que a mulher que ela quer retratar é inteligente, perspicaz e tem muito bom humor.

Com Juno ela recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além do BAFTA e o SAG, o prêmio que é escolhido pelos próprios atores. Estes são apenas alguns dos prêmios aos quais ela foi indicada pelo filme que conta a história de uma adolescente bastante peculiar que, grávida, resolve ter o bebê e doar a criança para pais adotivos. O filme, que também está indicado ao Oscar 2008, bem como seu diretor, Jason Reitman, estréia no Brasil dia 15 ou 22 de fevereiro.

Ellen Page faz tudo que pode para se manter à margem do sistema dos grandes estúdios mas, principalmente agora, com todas indicações e prêmios e o sucesso comercial de Juno, vai ficar praticamente impossível. Ela não é estranha ao mundo do entretenimento e trabalha desde os onze anos, quando começou na TV canadense, no filme Pit Pony. Com habilidade incrível para lidar com emoções intensas e complicadas, além de diálogos sofisticados, ela tem evitado conscientemente os papéis de adolescentes estereotipadas.

Em Meninamá.com sua Hayley prende e domina um homem de praticamente o dobro de sua idade e de seu tamanho, e esse domínio se dá principalmente por seu discurso altamente convincente. Em Mouth to Mouth, onde ela contracena com Jim Sturgess, outro nome importante da nova safra de atores, ela vive uma garota que se junta a um grupo nômade e idealista chamado SPARK e viaja pela Europa.

Em entrevistas Ellen Page cita suas inspirações: Sissy Spacek, Kate Winslet e a roqueira e poetisa Patti Smith. Em seus próximos projetos está o trabalho de estréia na direção de outra atriz que sempre foi contra a corrente dos estereótipos de Hollywood: Drew Barrymore.

Em seus próximos trabalhos, que serão lancados ainda em 2008, Ellen Page divide a cena com Ellen Burstyn, sob direção da conterrânea Kari Skogland, em The Stone Angel. Em Smart People ela contracena com Sarah Jessica Parker e Dennis Quaid. Em Jack and Diane ela vive um romance com uma outra garota, o que a pode transformar num lobisomen. E ainda há vários trabalhos em pré-produção, portanto prepare-se para ver muitos filmes com as atuações impressionantes de Ellen Page.

Veja abaixo a mais recente entrevista de Ellen Page no programa David Letterman, além dos trailers de Juno e Mouth to Mouth e um clipe promocional feito para o You Tube onde ela improvisa uma música sobre o trabalho do diretor Jason Reitman. Ellen Page: Atitude sem concessões

Bitsmag