Tiki de brasileiro na Califórnia

Bitsmag

duda_leite.jpg

Duda Leite leva seu documentário Tikimentary ao festival Tiki Oasis, na Califórnia

duda_leite.jpg

Duda Leite leva seu documentário Tikimentary ao festival Tiki Oasis, na Califórnia 

O produtor de TV Duda Leite embarca esta semana para San Diego, nos Estados Unidos. Na agenda estão marcadas duas exibições do documentário Tikimentary num dos maiores festivais de cultura Tiki dos Estados Unidos, o Tiki Oasis.

Duda entrou em contato com a cultura Tiki na época em que morou nos Estados Unidos, trabalhando como produtor da HBO Latin America. Acabou ficando amigo de figuras chave do movimento no país, como Christie White, a Tiki Kiliki, organizadora do festival Hukilau. Logo se apaixonou por todos os elementos dessa cultura como o estilo retrô dos anos 50 e 60, as paisagens do Havaí e da Polinésia, os tótens e a arte de entalhamento em madeira, os drinks exóticos e tudo mais que faz parte dessa tendência rica e divertida que está se espalhando pelo mundo.

Duda Leite estreou seu documentário em São Paulo, em maio e, desde então, tem promovido exibições em várias cidades como N.York, no bar Tiki Otto’s Shrunken Head, em Miami, no festival Hukilau e agora em San Diego, no Tiki Oasis.

Além de entrevistar alguns dos “tikiphiles” mais célebres dos Estados Unidos, como a própria Tiki Kiliki, Duda Leite mostra em Tikimentary imagens de alguns dos bares Tiki mais legais dos Estados Unidos, como o Mai Kai, na Flórida. Além disso se pode ter uma idéia do estilo de música Exótica, a trilha sonora típica do movimento Tiki.

Baluartes da música desse gênero, Martin Denny e Les Baxter, já falecidos, você pode ouvir no podcast Hypnotiki Exotique Moods, do DJ Rev Denis, publicado no portal Submúsica em 2008.

Ouça abaixo música estilo Exótica, típica do movimento Tiki:

{mp3remote}http://downloads.submusica.com/Revdenis_-_hypnotiki_exotique_moods_mixtape_set-2008.mp3{/mp3remote}

Bitsmag