Curta Cinema tem programação com 280 filmes em exibições gratuitas

Bitsmag

curta-cinema_bitsmag

Festival Internacional de Curtas do Rio chega à 25a edição com títulos premiados em Cannes, Veneza e Locarno

Está em cartaz no Rio de Janeiro a 25a edição do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Para comemorar a data a programação inclui filmes imperdíveis, alguns vencedores de prêmios em festivais internacionais como Cannes e Locarno. O evento que vai até 11 de novembro no Rio de Janeiro. O circuito este ano está bem interessante com salas no centro, na zona sul, em Niterói e no Méier. O Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro está com programação totalmente grutuíta, bem como o Centro Cultural Justiça Federal e o Cine Arte UFF. O Cinemaison, a sala de cinema do Consulado Francês no Rio também está exibindo filmes da mostra bem como a Casa Nuvem, na Lapa e o Cine Carioca Méier.

A programação está dividida em mostras competitivas nacionais e internacionais, Panoramas Latino-Americano e Carioca, Programas Especiais e a Retrospectiva México com uma boa amostra da produção mexicana de curtas e uma seleção de filmes clássicos. Workshops, debates e palestras também estão escalados. A programação completa está no site oficial do Curta Cinema.

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta-metragem no país,e há 10 anos se tornou o primeiro festival no Brasil a qualificar seus vencedores para uma vaga na disputa do Oscar.

“O objetivo principal do Festival Curta Cinema sempre foi apresentar para o público carioca a diversidade e a vitalidade da produção nacional e internacional de curtas- metragens, valorizando sua importância para o estabelecimento de uma indústria audiovisual inovadora. Neste ano, tivemos cerca de 3 mil inscritos apenas para as mostras competitivas. Mas além da competição, toda a programação deste ano conta com produções significativas, importantes e impactantes, tendo sido premiadas ou não”, afirma Ailton Franco Jr, diretor do festival.


Curta Cinema tem programação com 280 filmes

Bitsmag