Corpocore de Yader Marques

Bitsmag

Yader-Corpocore-tilayw_bitsmag

Exposição mostra trabalho de beleza ímpar no Estúdio Nildo Campolongo

Quem está em São Paulo e quer conhecer o trabalho de um artista fantástico deve comparecer à galeria Estúdio Nildo Campolongo, em Higienópolis. A exposição Corpocore, de Yader Marques, fica em cartaz só até amanhã, 30 de outubro.

Ilustrador, cenógrafo e artista plástico, o catarinense Yader Marques vive agora em São Paulo, mas já passou temporadas no Rio e em N.York. Nessa temporada na Big Apple, nos anos 70/80, fez ilustrações para grandes nomes do mercado editorial como a revista Interview e do mercado fonográfico, como a gravadora EMI. Foi bolsista e estudou na Arts Student League e no Pratt Institute e de volta ao Brasil trabalhou com uma infinidade de clientes e tem realizad várias exposições.

Quem pode falar melhor sobre Yader Marques é o cientista político e colecionador de arte Clóvis Brigagão:

“Antonio Jader Marques Filho, ou simplesmente Yader, é um artista plástico que faz virar tudo o que toca uma obra de arte refinada, seja na pintura, no desenho, nas artes gráficas, na composição de capas ou montagem de arquiteturas /interiores. Sua marca e característica visuais únicas tem o papel de intrigar, mostrar um outro lado, o reverso das percepções comuns. Sua espontaneidade transita livremente por todas essas “técnicas mistas” e gera nos olhos de quem as vê uma absorção ímpar do que se pode chamar de um impressionismo visual ultra contemporâneo, sem contudo deixar de passar a limpo as tradições da história e dos tempos mais longínquos, as coisas que o ser humano vem criando para se expressar artisticamente ao longo de sua vida na terra.

Nada surpreende o artista em sua arte maturada por este tempo de descobertas e experiências estéticas notáveis. Mas nada deixa de nos surpreender em sua arte movida por uma beleza intrigante, uma arte- ofício com sutilezas e artifícios ́ que nos conduz a compreensão do árduo e prazeroso trabalho de colocar as mãos na massa, este que segue sua natureza e sua condição junto a sua outra grande qualidade: a de observador do cotidiano e também das voltas que este nosso mundo dá. É o presente que este genuíno artista nos entrega sem nada cobrar: sua gratuidade nos anima a participar dessa aventura artística sui generis. Ora vivas Yader, sua arte é toda nossa!”

Não perca:

Corpocore

Estúdio  Nido Campolongo
Rua Tupi 843 – Higienópolis
Diariamente das 16h às 21h
Até  30 de outubro

Corpocore de Yader Marques