Semana Temática da Literatura Independente

Bitsmag

averbuck.jpg

Literatura marginal e independente na pauta do festival paulistano de cultura alternativa 

averbuck.jpg

Literatura marginal e independente na pauta do evento

por: divulgação

A terceira edição do CCJ Independente, festival de cultura alternativa realizado pelo Centro Cultural da Juventude e idealizado pela produtora Karen Cunha, promove de 11 a 17 de outubro a Semana Temática da Literatura Independente. O projeto traz debates, palestras e workshops com intuito de discutir com os jovens a literatura independente e marginal e estratégias de criação e publicação que estão fora do mercado editorial.

O punk rock escatológico do cantor, escritor e compositor Rogério Skylab marcou a abertura da Semana Temática de Literatura Independente, no dia 11, às 20h. Na ocasião, Skylab lançou também o seu novo álbum Skylab VIII, que traz um pouco de suas obsessões de sempre: escatologia, mordacidade e morbidez. Letras surreais, experimentalismos sonoros e outras bizarrices são a marca registrada deste artista que já chegou a divulgar a própria morte em seu blog. A banda Elma, que faz metal com atmosfera punk sem usar os clichês do gênero e vozes, abre o show.

Entre os destaques da atividade está a palestra sobre Literatura Marginal no Brasil ministrada pela professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ, ensaísta, crítica literária, pesquisadora e editora Heloísa Buarque de Hollanda, no domingo, dia 12. A Semana da Literatura Independente conta também com as participações do escritor, roteirista e cronista Ferréz; da escritora que iniciou sua carreira literária como blogueira Clarah Averbuck e do escritor independente Marcelino Freire, entre outros.
 
Durante a Semana Temática, o CCJ Independente exibe a exposição Manifestações Literárias Independentes e Marginais, uma coletânia de textos, revistas e livros de autores ligados a movimentos literários independentes ou marginais.
 
A poeta e compositora Alice Ruiz e a cantora, compositora e instrumentista Alzira E. encerram a Semana Temática da Literatura Independente com o show que mistura música e poesia, na sexta-feira, dia 17, às 20h. A organização da Semana Temática da Literatura Independente é de Dolores Biruel e a curadoria de Érica Peçanha do Nascimento.

PROGRAMAÇÃO
 
14/10 (TERÇA-FEIRA), das 14h às 18h
WORKSHOP: LITERATURA PERIFÉRICA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
A trajetória de um escritor periférico e os caminhos da produção literária, com Alessandro Buzo, escritor com cinco livros lançados, arte-educador, agente cultural e apresentador do quadro Buzão – Circular Periférico, no programa Manos & Minas, da TV Cultura. Ao final do workshop, os participantes produzirão fanzines para integrar a exposição sobre literatura independente.
Sala 11 – 25 vagas
 
15/10 (QUARTA-FEIRA), das 17h às 21h
WORKSHOP: COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E LITERATURA NO MUNDO DOS BLOGS
Qual o papel dos sites e blogs na divulgação da informação e da literatura? Como montar um blog? Essas e outras questões serão respondidas neste workshop ministrado por Ana Carolina Lementy, jornalista, blogueira e gerente júnior de uma agência independente de comunicação corporativa.
Biblioteca – 12 vagas
 
17/10 (SÁBADO), às 18h30
DIÁLOGOS COM MARCELINO FREIRE
O projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades dispostas a compartilhar suas experiências com público jovem. Em outubro o convidado é o escritor independente Marcelino Freire. Com uma literatura forte e intrometida, ele foge dos padrões literários. Autor de livros como “eraOdito”, “Contos Negreiros” e “Racif”, organizou “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” e a série “Paralelepípedos”. 
Biblioteca – 50 vagas.
inscrições na recepção.

17/10 (SEXTA-FEIRA), 20h
retirar ingressos com 30 minutos de antecedência – 50 lugares
ALICE RUIZ E ALZIRA ESPINDOLA
Encerrando a Semana Temática de Literatura Independente, a poeta e compositora Alice Ruiz e a cantora, compositora e instrumentista Alzira E. fazem uma apresentação que mistura música e poesia.

SEMANA TÉMATICA DA LITERATURA INDEPENDENTE
NO CCJ INDEPENDENTE

De 11/10 a 17/10
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha
Tel.: 11 3984.2466
Grátis

Como chegar ao CCJ:

Ônibus:
Largo do Paissandu / Centro
9563 Pedra Branca (35 min)
9501 Terminal Cachoeirinha (30 min)
Táxi Executivo Pedra Branca (20 min)

Metrô Barra Funda
117Y Cohab Jd. Antártica (20 min)
978l Terminal V. N. Cachoeirinha (30 min)
Pinheiros / Teodoro Sampaio
117x Cohab Jd. Antártica (40 min)

Carro: Marginal Tietê / Ponte da Fraguesia do Ó / Av. Inajar  de Souza / Av. Deputado Emílio Carlos

Bitsmag