Brasileiro na China

Bitsmag

thumb_656298g

Gilberto Scofield lança no Brasil seu diário como correspondente do Globo na China

656298g

Gilberto Scofield, repórter do jornal O Globo, está morando na China desde 2004. O correspondente está no Brasil para o lançamento de seu livro, Um Brasileiro na China.

Leia um trecho:

Quando o diretor de redação de O Globo, Rodolfo Fernandes, me convidou para ser o correspondente do jornal em Pequim, na China, ainda no início de 2004, eu já vislumbrava um pouco os possíveis transtornos que deveriam viver jornalistas estrangeiros num país cujo governo ainda não gosta muito de dar satisfações de seus atos a ninguém (talvez apenas ao Partido Comunista da China) e tampouco vê com bons olhos jornalistas de modo geral (imaginem jornalistas estrangeiros).

Chegando em Pequim, em meados de 2004, pude perceber que meus medos não deveriam ser bem esses. Ou melhor, não apenas esses. E que a China, esse (ainda) desconhecido país de história milenar, é um lugar de que se aprende a gostar, mas
que parece surpreender a cada dia (ainda que se ache que se viu o sufi ciente e que nada, a tal altura, pode fazer o seu queixo cair). Para o bem e para o mal.”

Bitsmag