Fashionista de vida trágica

Bitsmag

isabellablow.jpg

Biografias de Isabella Blow, morta em 2007, serão lançadas até o final do ano

 isabellablow.jpg

Biografias de Isabella Blow, morta em 2007, serão lançadas até o final do ano

A história da fashionista Isabella Blow é digna de filme. Por enquanto, no entanto, são três livros que serão lançados com a biografia daquela que lançou o chapeleiro Philip Treacy, bem como descobriu diversos talentos da moda, incluindo modelos como Stella Tenant e Sophie Dahl e os designers Alexander McQueen e Hussein Chalayan.

Isabella Blow foi uma menina da alta sociedade inglesa que teve a infância atormentada por um trauma: viu seu irmão de dois anos morrer afogado na piscina de sua casa, isso quando ela tinha apenas cinco anos e tinha sido encarregada da tarefa de cuidar da criança. Na moda teve um papel chave desde os anos 80 quando, em N.York, trabalhou com Anna Wintour e Andre Leon Talley para a Vogue America e levou para serem entrevistados na revista Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. Na Inglaterra trabalhou para Tatler e a Vogue britânica.

Sua marca registrada era seu estilo próprio, sofisticado e de inspiração nos anos 20, na maioria das vezes usando os chapéus de Philip Treacy. Após dois casamentos e tentativas inúteis de engravidar, Isabella se suicidou aos 48 anos, em 2007. Nos últimos 14 meses de vida ela havia tentado se matar outras seis vezes: na sétima conseguiu, tomando veneno.

Um dos livros que serão lançados este ano com a biografia de Isabella Blow é Blow by Blow, escrito por seu marido, Detmar Blow e Tom Sykes. Um trecho do livro foi publicado no jornal britânico Daily Mail,  em agosto. Com data marcada de lançamento para o dia 9 de novembro e já com ótimas críticas, Blow by Blow fala das várias tragédias que Isabella teve de enfrentar em sua vida, incluindo sua morte que ocorreu da mesma forma que seu sogro, pai de Detmar.

Outro livro sobre Isabella Blow que será lançado ainda este ano é uma compilação de fotos, ilustrações e depoimentos sobre a produtora de moda. Quem fez a compilação foi Martina Rink, última assistente de Isabella Blow. Com fotos de Donald McPherson e Richard Burbridge, entre outros e ilustrações de Hilary Knight e Paul Smith, Isabella Blow será lançado em dezembro e já pode ser encomendado no site Amazon.com

Uma biografia não autorizada também será lançada este ano. Isabella Blow: A Life in Fashion foi escrito por Lauren Goldstein Crowe, jornalista de moda americana da revista Time que vive em Londres há dez anos e já escreveu um livro sobre Jimmy Choo, The Towering World of Jimmy Choo

 

Bitsmag