Últimos dias para ver A Festa Da Menina Morta

Bitsmag

daniel-oliveira_santinho.jpg

A Festa da Menina Morta resgata o Cinema Novo com magistral fotografia e direção de atores

daniel-oliveira_santinho.jpg

Filme de estréia na direção de Matheus Nachtergaele resgata o Cinema Novo com magistral fotografia e direção de atores

Está em cartaz no Brasil, finalmente, o filme de estréia do ator Matheus Nachtergaele na direção, A Festa Da Menina Morta. Lançado em 2008 no Festival de Cannes e apresentado em inúmeros festivais pelo mundo, A Festa Da Menina Morta ganhou o prêmio de melhor filme no 36º Festival de Gramado, além dos prêmios de melhor ator, fotografia e música. Levou ainda o prêmio especial do júri. No festival do Rio 2008 o filme ganhou o prêmio de melhor direção na categoria ficção e melhor ator.

Daniel de Oliveira vive Santinho, um líder espiritual de uma aldeia ribeirinha do alto Amazonas. O rapaz foi alçado a essa condição quando fez um “milagre”, logo após o suicídio de sua mãe, há 20 anos. A festa da Menina Morta é uma festa do folclore da aldeia onde a cidade toda festeja enquanto Santinho vive um dia de rei. É ele quem comanda a festa anual, onde ele supostamente recebe “revelações” e dá conselhos às pessoas, como um pai de santo. O filme trata de assuntos escabrosos como o incesto e o suicídio.

Matheus Nachtegaele escreveu o roteiro em parceria com o pernambucano Hilton Lacerda e dirigiu seu longa de estréia com produção da Bananeira Filmes. A fotografia de Lula Carvalho é espetacular, com ajuda das maravilhosas locações na Amazônia, na cidade de Barcelos, a 400 km de Manaus. O filme tem ainda muitos atores da região e alguns atores amadores, além da presença de atores consagrados como Cássia Kiss, Dira Paes e Jackson Antunes. A direção de atores de Matheus é soberba por conseguir retirar deles o máximo de intensidade com absoluta correção.

Daniel de Oliveira está fantástico no controverso papel do líder espiritual homossexual e o filme mostra com maestria esse lado místico do brasileiro. A Festa Da Menina Morta bebe na fonte do Cinema Novo, seja na temática, seja na estética, sem resvalar na nostalgia ou no aprofundamento de referências. 

Confira abaixo o trailer de A Festa Da Menina Morta:

{youtube}C3HDH41-bsc{/youtube}