Anúncios

Coachella 2019 – Lineup esmiuçado

Bitsmag
Show de Jean-Michel Jarre – Coachella 2018 – foto: Beth Ferreira

Programação do festival tem pop, rap, world music, electronica e muito pouco rock

Houve gente reclamando do lineup do Coachella 2019. O festival é hoje o mais popular no mundo, muito pelas ações de branding com blogueiras, modelos e influenciadores que difundiram a moda boho e a área vip do evento. Poucos desses demonstraram afinidade com a música. 

Depois dos documentários sobre o fatídico festival Fyre, essa referência blogueira/boho agora chega a ser um verdadeiro constrangimento. A verdade é que Coachella é um festival de respeito, com a melhor curadoria possível para um evento desse porte. As pessoas em geral comentam apenas os três headliners na programação, mas o evento continua fazendo uma mescla muito bem pensada de música atual. 

O rock, no entanto, é o que menos se vê, mas tem dois grandes nomes na programação de 2019: Tame Impala e Weezer. Desde o início, no final dos anos 90, o Coachella sempre deu mais ênfase à electronica e ao pop, mas sempre programou boas atrações roqueiras.

O primeiro festival Coachella aconteceu em 1999 no espaço onde rola até hoje: o Empire Polo Club em Índio, na California. A região ali é muito bonita, é uma área turística e de veraneio, principalmente para os californianos que costumam ter casa para passar férias. 

Desde o início o Coachella misturava rock, indie rock, pop e eletrônica e em meados dos anos 2000 passou a programar artistas de primeira grandeza como Radiohead, Beastie Boys, ACDC e Prince. 

Eu estive lá em 2018 e vi shows de Beyonce, Eminem, Kamasi Washington, St Vincent, Jamiroquai, Vince Staples, Jean-Michel Jarre, Post Malone, Chromeo, Ibeyi, Miguel e muitos outros além dos DJs Black Madonna, Call Craig e Pachanga Boys.

A programação deste ano apresenta pela primeira vez o K-Pop, essa avalanche de cultura pop vinda da Coréia. A banda Blackpink é um verdadeiro fenômeno. As meninas lançaram dia 4 de abril no YouTube o single Kill This Love e bateram recorde: 56,7 milhões de views só no primeiro dia. Elas ultrapassaram Ariana Grande que teve 55,4 milhões de views no primeiro dia do lançamento de Thank You, Next. 

Billie Eilish é das mais jovens estrelas pop da atualidade.  A cantora de apenas 17 anos já fez uma turnê mundial própria, depois de uma temporada abrindo para Florence and The Machine.

Leia mais sobre o Coachella 2019:

  1. Billie Eilish e Takashi Murakami colaboram em clipe de anime
  2. Bitsmag estará no Coachella 2018
  3. Blackpink é a primeira banda de K-Pop a se apresentar em Coachella

  4. Coachella 2019 Lineup esmiuçado
  5. Bitsmag - Coachella 2019

Os headliners de 2019 são Childish Gambino, Tame Impala e Ariana Grande. Grandes nomes estão na programação como Janelle Monae, Wiz Khalifa, Khalid, Aphex Twin, DJ Snake e Diplo. 

Kanye West vai fazer uma apresentação, ele que estava sendo sondado mas não havia confirmado. Kanye disse que vai se apresentar na missa que vai acontecer durante o festival no dia da Páscoa. Essa missa do Kanye não é novidade: ele tem juntado amigos artistas para sua missa e o resultado é espetacular. 

Solange era um dos grandes nomes na programação do festival, mas cancelou sua apresentação na semana do evento. Não é a primeira vez que ela cancela shows. 

O Coachella vai ser exibido ao vivo pelo canal do evento no YouTube

No dia 17 de abril a Netflix lança o filme documentário com a lendária apresentação de Beyonce no Coachella 2018. 

Segue abaixo uma lista de destaques escolhidos pelo Bitsmag dentro da programação. 

Headliners – Childish Gambino (rap) – Tame Impala (rock) – Ariana Grande (pop)

Grandes nomes – Janelle Monae (indicada ao Grammy, super sucesso de crítica), Aphex Twin, Diplo, DJ Snake

Rap – Wiz Khalifa, Kid Cudi, Khalid, Gucci Gang, Ella Mai

Rock – Weezer

Pop – 1975, Billie Eilish, Blackpink (K-Pop), Kacey Musgraves (pop – country)

Eletrônica – Pete Tong, Lee Burridge, Nina Kravis, Kayzo, Four Tet, Deep Dish, Agoria

Categoria Multitarefa: Idris Elba e Virgil Abloh (DJs), Jaden Smith (rapper) e Charlotte Gainsbourg (cantora)

Anúncios
Bitsmag