Viaje tranquilo com seu pet



Não transforme num pesadelo as férias com seu pet

Confira dicas de como transportar seu gato em viagens de carro

Não transforme num pesadelo as férias com seu pet

Hoje em dia os animaizinhos de estimação entraram definitivamente para o quadro oficial da família. Nas férias, no entanto, vem o drama: o que fazer com o pet, deixá-lo num hotel para cães e gatos ou levá-lo junto na viagem.

No caso da escolha ser por levar consigo o bichano, a Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN (Sindicato Nacional de Produtos para a Saúde Animal) acaba de divulgar uma série de dicas para deixar seu gato mais confortável durante uma viagem de carro.

O primeiro passo é adquirir uma caixa transportadora, pois deixar o animal dentro de um carro pode causar graves acidentes. Os gatos não acham ruim ficar em suas caixinhas, na verdade a reclusão é seu conforto, portanto a dica é ambientá-lo na caixa de transporte dias antes da viagem.

A Dra. Ceres Faraco, veterinária parceira da Comac aconselha:

“Forre um cobertor e depois coloque o gato lá dentro por breves períodos, por vários dias. Prolongue o período de reclusão a cada dia até que o seu gato pareça à vontade em repouso e sinta o seu cheiro lá dentro”

Depois de acostumado com a caixa, o bichinho precisa se acostumar com o carro em si. A dica é não levá-lo para uma longa viagem logo de cara. Uma série de trajetos curtos é suficiente para o gatinho se acostumar com ruídos e movimentos típicos do veículo. É bom se certificar se o gato não está viajando inclinado, o que pode ser bastante desconfortável.

“Embora seja verdade que os gatos têm incrível equilíbrio e coordenação, eles não gostam de ficar lutando constantemente contra uma encosta, já que ao mesmo tempo eles precisam compensar os movimentos do veículo,” comenta a Dra. Ceres Faraco.

Evite música alta dentro do carro pois os ruídos do motor já são bastante assustadores para ele. Além disso planeje paradas esporádicas para o bichano se aliviar e coloque toalhas absorventes dentro da caixa de transporte.

Para distrair o bichano durante a viagem coloque a caixa dentro do carro de forma que a abertura esteja de frente para a janela. Isso vai permitir que o gato possa olhar para fora do carro e se entreter, consequentemente se acalmando.

 

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments