Bichos de estimação vítimas do desastre no Japão

Bitsmag

japan_wspa-animals.jpg

Sociedade Mundial de Proteção Animal ajuda milhares de animais no país devastado pelo terremoto e tsunami

japan_wspa-animals.jpg

Sociedade Mundial de Proteção Animal ajuda milhares de animais no Japão

A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, maior aliança global de organizações voltadas ao bem-estar animal, anunciou plano de ação para socorrer animais vítimas dos desastres no Japão. A organização destinou 150 mil dólares de seu orçamento ao auxílio à Equipe de Assistência a Desastres con Animais (Animal Disaster Response Team – ADRT), aliança que reúne grupos de ajuda animal como a Sociedade para o Bem-Estar Animal do Japão (JAWS, Japan Animal Welfare Society), ONG afiliada local da WSPA.

Os primeiros esforçoes concentram-se na construção de abrigos temporários e fornecimento de comida e água para cães e gatos de famílias que deixaram suas causas por causa do desastre. De acordo com avaliação feita por uma equipe designada especialmente para a função logo após a catástrofe, mais de 30 mil animais estão desabrigados, mas muitas famílias que foram para abrigos levaram seus animais consigo.

A maioria de animais afetados é de cães e gatos, mas a WSPA também está preocupada com o número de cabeças de gado e de aves abandonadas na zona de exclusão de Fukushima, cuja população foi evacuada em um raio de 30 quilômetros. Estes animais estão seriamente sujeitos à contaminação radioativa, além de correrem o risco de estar desidratados,  sofrendo de fome, hipotermia e outras doenças. 
 
 A WSPA já participou de diversas ações conjuntas de ajuda animal, tanto individualmente quanto integrando coalizões, como no Haiti, onde mais de 50 mil animais foram tratados após o terremoto de 2010.  A WSPA também já esteve envolvida em ações de socorro após o terremoto de Kobe, em 1995, quando cerca de 9 mil animais foram assistidos.
 
 

Saiba como doar para o Fundo de Ajuda a Desastres (Disaster Relief Fund) da WSPA: https://donate.wspa.org.uk/form.asp?id=953

Bitsmag