Prince amea?a processar sites de f

Bitsmag

prince-fans-united.png

Prince Fans United: fãs pretendem discutir ação de censura por arte do artista 

prince-fans-united.png

Está causando grande alvoroço a decisão do cantor e produtor Prince de ameaçar os maiores websites de fãs dele próprio na internet. Advogados do artista enviaram notificação judicial aos responsáveis pelos sites avisando que os processariam caso não tirassem todo o conteúdo de fotos, letras e músicas de suas páginas. Os sites de fãs que foram ameaçados de processo são: www.housequake.com, www.princefams.com e www.prince.org

O artista entra em contradição com suas próprias decisões recentes na carreira. Prince colocou seu último álbum, Planet Earth, para ser distribuido com a edição de domingo de um jornal britânico de grande circulação e também o distribuiu gratuitamente para os fãs que foram ver seu show em Londres recentemente. A atitude foi louvada por fãs mas enfureceu as lojas de CD. O artista também já foi visto como um pioneiro da distribuição de música online e ganhou um prêmio de inovação na internet.

Bem antes disso tudo Prince se apresentou num show com a palavra “escravo” estampada na testa, em alusão a sua briga com a antiga gravadora. E foi um dos primeiros artistas a sair de uma gravadora e controlar completamente todas as etapas da produção de sua música.

A ação enfurecida de Prince exige que os fãs tirem dos sites até mesmo fotos de tatuagens com o nome Prince estampado ou de placas de automóvel inspiradas no nome do artista que já teve seu nome substituido por um símbolo e por muito tempo foi chamado de “o artista que um dia se chamou Prince”.

Os fãs por sua vez pretendem contestar a ação e já têm o apoio da Electronic Frontier Foundation. A grande ironia é que Prince, ao mesmo tempo que se aproximou de seus admiradores agora pretende afastá-los. E tudo isso acontece quando outros artistas como o Radiohead e o Nine Inch Nails acabam de colocar seus trabalhos mais recentes para download grátis na internet.

O que você acha da decisão de Prince de ameaçar e remover da internet todo e qualquer conteúdo sobre o qual ele não tenha controle?

Discuta no Forum do Coletivo Bits