Urso de Óculos


O Urso de Óculos, ou Urso Andino é o único urso da América do Sul

ONG peruana luta pela preservação da única espécie de urso da América do Sul

O Urso de Óculos, ou Urso Andino é o único urso da América do Sul

ONG peruana luta pela preservação da única espécie de urso da América do Sul

Você sabia que na América do Sul também existem ursos? Na verdade existe somente um tipo de urso e ele corre risco de extinção. O desenvolvimento da agricultura e o crescimento da população na região dos Andes tem afetado seriamente o habitat natural do Urso Andino, conhecido também como Urso de Óculos. Ele se chama assim porque é todo marrom com uma mancha clara no rosto. O único urso da América do Sul é uma espécie considerada vulnerável e por essa razão a ONG Associação Inkaterra, juntamente com o Instituto Nacional Peruano de Recursos Naturais, fundaram em 2001 um projeto de conservação do Urso de Óculos. Nesse ano eles receberam seu primeiro urso, resgatado de uma comunidade em Cusco. O animal estava confinado em uma gaiola de madeira muito pequena para seu tamanho e estava muito mal nutrido e no Inkaterra Machu Picchu Pueblo foi construído um espaço bem legal para ele com árvores, tratadores especializados e muitas, mas muitas frutas mesmo. Ele recebeu tratamento veterinário e em poucas semanas estava recuperado.

Esse primeiro urso do projeto de conservação do Inkaterra foi estrela de um documentário da TV britânica BBC que foi ao ar em 2002. Pouco tempo depois foi resgatada uma fêmea. Anos depois foi feita uma tentativa de devolução dos ursos ao seu habitat, mas só a fêmea se adaptou e não voltou mais. Já o urso macho voltou para o Inkaterra e está lá até hoje ao lado de outro que foi resgatado de um circo.

O projeto de preservação do Urso de Óculos da Associação Inkaterra inclui um programa de recepção dos animais, quarentena, alimentação, re-adaptação ao seu habitat natural através da liberação e posteriormente controle sanitário e monitoração ecológica. Inkaterra é uma organização peruana que tem mais de 30 anos de experiência em turismo sustentável e é a primeira a trabalhar com o conceito de netrutralização de carbono no Perú. O foco da empresa é a preservação e o resgate da natureza e da geografia do país e a divulgação de sua cultura e natureza no mundo.

Abaixo você vê imagens da área de preservação do Urso de Óculos feitas pela equipe do Bitsmag em fevereiro no Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel em Águas Calientes. Mais abaixo um trecho de um documentário da BBC mostra um pouco do comportamento do único urso da América do Sul.

{gallery}cidadao/ursodeoculos{/gallery}

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments