Música, Techno, Realidade Virtual e Timothy Leary em Technodream


Música, Techno, Realidade Virtual e Timothy Leary em Technodream

Inscreva-se no mailing do Bitsmag e assista gratuitamente o documentário

Fazem 25 anos que eu gravei as imagens daquilo que um ano depois se tornaria o primeiro documentário brasileiro sobre música techno e a cultura rave. Technodream, selecionado para o Festival Internacional de Locarno de 1992, traz imagens da antológica Love Parade de 1991 (a parada e a rave), entrevistas com Dimitri Hegemann, sócio do Tresors, o escritor de ficção científica William Gibson e muita gente que participou da gênese da cultura da música eletrônica no Brasil, como o saudoso DJ Marquinhos MS, o músico Loop B e o DJ e produtor Enéas Neto.

Estou postando agora a versão integral de Technodream, não só porque fazem 25 anos da gravação do vídeo, como também para marcar o anúncio da programação em vídeo do Bitsmag que passa a ser postada a partir de 22 de junho 4 vezes por semana no canal BitsmagTV no Youtube.

Em 1991 o muro de Berlim havia caído há 1 ano e meio e a cidade vivia uma época muito efervescente, com muita gente migrando para os dois lados, leste e oeste. Foi quando a capital alemã se solidificou como cidade vanguardista. A Love Parade era um dos mais interessantes eventos de música eletrônica e começava a mobilizar a cidade com seu carnaval eletrônico.

Technodream  foi exibido algumas vezes no Brasil em alguns eventos que eu produzi com a presença de alguns dos melhores DJs brasileiros da época como Marquinhos MS, Renato Lopes, Mau Mau, José Roberto Mahr, Felipe Venâncio e Selma Self Service (aka Eduardo Corelli), além do performático Loop B. Lançado com performance e posterior festa no MIS de São Paulo e na casa noturna Columbia, Technodream, apesar de clonado para vinhetas da MTV sem meu consentimento e também com imagens roubadas para a edição de um comercial de uma festa “rave” cafona no Rio de Janeiro, anos depois, é inédito na TV brasileira.

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments