James Murphy e a vida líquida

lcd-soundsystem02.jpg

 LCD Soundsystem faz último show da carreira em solo carioca – veja vídeo em HD, fotos e resenha

lcd-soundsystem02.jpg

LCD Soundsystem faz último show da carreira em solo carioca – veja vídeo em HD, fotos e resenha

Eles estouraram em meados da década passada, fizeram uma azeitada mescla de electro, punk e disco e enveloparam como rock. O LCD Soundsystem é o projeto ultra bem sucedido de uma das cabeças mais interessantes da música pop atual: James Murphy. Músico, produtor, empresário e dono do selo elogiadíssimo DFA Records, Murphy sabe muito bem como agir em tempos de “vida líquida”, termo emprestado do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Na era do consumismo extremo tudo tem hora para acabar, e cada vez mais rápido. Sendo assim, Murphy anunciou que esta é a derradeira turnê do LCD Soundsystem, que faz seu último show em N.York, em abril. Outros projetos virão, mesmo porque James Murphy é também DJ e já tocou no Brasil uma série de vezes, como no Nokia Trends, em São Paulo, em 2004 e na festa MOO, no Rio, em 2008.

Em N.York os ingressos para o último show da banda, que acontece em abril no grandioso Madison Square Garden, se esgotaram em poucas horas, principalmente pela ação dos cambistas que, nos Estados Unidos, têm sua atividade legalizada. No Rio a banda toca de outra forma. Literalmente…

A vinda da derradeira turnê do LCD Soundsystem ao Rio é fruto de mais uma benemérita e inteligente empreitada do coletivo Queremos, formado por Bruno Natal, Tiago Lins, Felipe Continentino, Pedro Seiler, Pedro Garcia e Lucas Bori. O grupo de jornalistas e produtores resolveu tomar uma providência quanto ao fato de que bandas mais indie que vinham ao Brasil, raramente se apresentavam no Rio de Janeiro. Criaram um esquema onde o público compra cotas que asseguram o custo básico de cachê e despesas da banda e, quando se atinge a cota mínima para fechar esses custos, o show é marcado no Rio. Quando os ingressos são colocados à venda o show já está pago e, se for sucesso de bilheteria, os primeiros cotistas recebem seu dinheiro de volta e o lucro do show é destinado a remunerar a equipe de produção do Queremos. Foi assim que trouxeram várias bandas que, de outra forma, jamais pisariam no Rio de Janeiro na atualidade, como Vampire Weekend, Belle & Sebastian e Two Door Cinema Club, entre outros.

O show que esgotou em poucas horas em N.York e conta com grande expectativa por parte dos paulistas, que recebem o LCD Soundsystem este fim de semana, seja por falta de informação ou desinteresse do público carioca, no Rio não esgotou. Na verdade se viu um contingente bem grande de figuras consideradas “da cena”, como DJs e frequentadores assíduos das festas da cidade, muitos deles convidados pelas marcas apoiadoras do evento. Às 22h30min, horário marcado para o início do show, centenas de convidados ainda estavam do lado de fora, muita gente ainda estava chegando e cambistas vendiam ingressos na porta por preço menor que o da bilheteria.

Mesmo assim, sem lotação esgotada e com um grande número de convidados, o último show do LCD Soundsystem em solo carioca foi um sucesso. Teve quem reclamou da curta duração: a banda, que teve a presença de Al Doyle, guitarrista do Hot Chip, tocou somente hits durante uma hora e quarenta minutos (o "bis" foi acoplado ao corpo do show). Teve quem lavou a alma e se acabou de dançar. De qualquer forma, graças a um guerreiro grupo de produtores cariocas, o Rio de Janeiro entrou na agenda da última turnê da vida do LCD Soundsystem. Ponto para o Queremos e ponto para o Rio, mesmo que a maioria dos cariocas não ligue muito para isso…

Confira set list, fotos do show e um trecho de Get Innocuous, terceira música do show.

Set List:

–  Dance Yrself Clean
–  Drunk Girls
–  Get Innocuous!
–  Daft Punk Is Playing At My House
–  I Can Change
–  All My Friends
–  You Wanted A Hit
–  Tribulations
–  Movement
–  Yeah
Bis:
–  Someone Great
–  Losing My Edge
–  Home
–  New York, I Love You But You’re Bringing Me Down

Fotos (clique na imagem para abrir a galeria de fotos):

{gallery}bitsmadrugada/LCD-soundsystem{/gallery}

Vídeo:

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: