Sónar São Paulo retorna em 2012


Bitsmag

sonar.gif

Festival será produzido pela Dream Factory do Rock in Rio

sonar.gif

Festival será produzido pela Dream Factory de Roberto Medina (Rock in Rio)

E o Sónar vai acontecer novamente em São Paulo em 2012. Depois de uma bem sucedida edição em 2004, o festival espanhol que reúne vanguarda e o melhor do pop e da electronica retorna à capital paulista na primeira metade do próximo ano. Será um festival de formato grande, combinando programação diúrna e noturna, com quatro palcos de diferentes tamanhos. As mostras de artes plásticas e audio-visuais SonarMàtic e SonarCinema também farão parte do festival paulistano e o evento deve atrair cerca de 50 mil pessoas durante três dias. O Sónar São Paulo de 2004 reuniu cerca de 24 mil pessoas e foi a primeira empreitada do evento espanhol na América Latina.

O festival Sónar São Paulo deve se tornar uma plataforma para a cultura de vanguarda da Catalúnia. O Sónar assinou um acordo de quatro anos com o orçamento anual de 120 mil euros, garantindo a disseminação da arte musical e audiovisual da Catalúnia no Brasil, que se tornará uma vitrine da cultura dessa área da Espanha, promovendo a presença de músicos e DJs catalãos no Brasil.

No Sónar São Paulo a produtora Dream Factory entrará com seu conhecimento e experiência em produção de eventos no Brasil, enquanto a Advanced Music, produtora do Sónar Barcelona, ficará a cargo da direção artística e do conteúdo do evento.

Os diretores da Advanced Music acreditam que o festival Sónar São Paulo é um passo gigante para o Sónar enquanto um evento internacional e o Brasil é uma prioridade para eles por conta de nossa riqueza musical extraordinária e pelo dramático dinamismo e caráter cosmopolita de nossa sociedade além da nossa economia. A Advanced Music acredita que o Brasil é um país estratégico para qualquer projeto internacional.

Roberto Medina, presidente do Rock in Rio e da Artplan, acredita na importância de eventos como este no Brasil e acha que o Sónar tem muito a oferecer ao público brasileiro em termos de novas experiências e projetos artísticos. Ele acha que será muito interessante observar como um projeto cultural europeu vai interagir com a energia peculiar do público brasileiro.

O Sónar 2011 acontece na próxima semana na Espanha, dias 16, 17 e 18 em Barcelona e dias 17 e 18 na cidade de La Coruña, no norte do país, na região da Galícia. Entre as atrações estão o Human League, banda que foi um grande sucesso da new wave inglesa nos anos 80, Aphex Twin, James Murphy (LCD Soundsystem), M.I.A. e muitos outros. Confira a programação do Sónar 2011 no site oficial.

Bitsmag